A Remodelação de praças não era uma iniciativa a cargo da empresa privada, salvo engano, projeto aprovado na década de 2000, que permitia que uma empresa adotasse determinada praça e fizesse ali as melhorias necessárias, em troca de publicidade.

Muitas sugestões foram apresentadas para que a prefeitura estimulasse o projeto em conjunto com as associações de bairros para se economizar os recursos que normalmente são gastos pelo poder público para melhorar o aspecto urbanístico desses pontos de lazer agradabilíssimos na cidade.

Na realidade a lei do programa Adote uma Praça é antiga. É uma lei de 1990, mas não tinha sido tão difundida. Pelo texto, toda e qualquer área pública poderá ser cedida para pessoa física ou jurídica, como canteiros, rotatórias e praças, com objetivo de preservar a área e dar o direito de divulgar a sua marca como empresa participadora de um programa que só trará bem estar à sociedade. No entanto, praticamente não há interesse por parte dos empresários.

Com o desinteresse, o quantidade de praças abandonadas e aos poucos ainda danificadas pelos vândalos se proliferam sem qualquer ação efetiva da administração municipal para a devida conservação ou mesmo revitalização seguindo o exemplo do que acontece em outras cidades e já foram até destaque em matérias do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA.

Sensível a causa, o empresário João Augusto da Silva, proprietário da JP PIZZARIA se associou a iniciativa do também comerciante Ivo mototaxista, que instalou uma barraca de variedades em frente a praça São Miguel, uma das mais tradicionais e antigas de Marília.

“Quando eu resolvi instalar o meu negocio aqui em frente a praça, notei que a mesma estava em estado de abandono e judiada pela ação dos vândalos, então, tive a ideia de pedir a autorização para a secretaria competente para revitalizar pelo menos esta parte da praça, dar a manutenção e propiciar um visual mais bonito para quem passa por aqui” declarou o mesmo.

Segundo Ivo, a intenção também é atrair clientes. ” à partir do momento que o local fica bonito, mais pessoas passam por aqui e acabam nos motivando até a ampliar a nossa área de atuação” citou ele.

Um dos parceiros convidados para a iniciativa foi o famoso João Pizzaiolo da JP PIZZARIA que se destacou recentemente no inicio da pandemia pela sua ação solidária em pról dos plantonistas que estavam trabalhando nos pronto socorros dos hospitais de Marília na linha de frente do combate ao coronavírus. Na ocasião, a pizzaria distribui diversas pizzas para todos os hospitais.

“Sem duvida é uma iniciativa que eu achei bacana em ajudar, pois, infelizmente, nossas praças estão abandonadas, sujas e, quando surge alguém que se propõe a limpar, plantar flores, árvores e zelar pela mesma, a gente se sensibiliza e acaba abraçando a causa, através de um apoio e uma colaboração que vem a embelezar pelo menos esta praça na cidade” comentou.

Sobre a possibilidade de ampliação da iniciativa para outras localidades em regiões diferenciadas da cidade João comentou; “Sem duvida, desde que se tenha outros parceiros para ajudar e pessoas que se proponham a cuidar, zelar e embelezar, pode ter certeza que temos o maior interesse em contribuir para deixar a nossa cidade bonita de fato, e recuperar a nostalgia dos passeios em um ambiente saudável”, concluiu.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.