O bloco liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou, nesta quarta-feira (23/12), primeiro dia de recesso parlamentar e antevéspera de Natal, o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP ) como candidato do bloco à presidência da Casa.

Rossi, que é presidente nacional do MDB, disputava com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) a preferência dos integrantes do bloco.

“O que nos une neste momento é a defesa intransigente da nossa democracia, do estado democrático de direito, das liberdades, do respeito às minorias. E claro que no nosso bloco partidário tem posições diferentes sobre diversos temas, essa diferença nos fortalece e demonstra na democracia uma das suas belezas é você respeitar quem pensa diferente de você”, declarou Rossi.

O anúncio foi feito por Ribeiro, que agradeceu ao apoio de todos os partidos da oposição e, sobretudo, da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e do presidente nacional do PSL, Luciano Bivar (PE). Ribeiro, todavia, disse que abria mão da postulação em prol de Rossi.

“No projeto que nós integramos da defesa da democracia, da independência da Câmara, da liberdade, eu decidi decidir: abrir mão da nossa pré-candidatura para que, dando um passo atrás, o Brasil possa dar um passo à frente na consolidação da candidatura do Baleia Rossi”, disse Ribeiro.

Com a adesão de partidos de oposição- PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede- na última sexta feira ( 18/12 ) o bloco chamado de “centro democrático” é formado por DEM, MDB, PSL, PSDB, Cidadania e PV, e conta, agora, com 281 deputados.

O emedebista vai disputar a eleição interna contra Arthur Lira (PP-AL), que tem apoio do PP, PL, PSD, Solidariedade, Pros, PSC, Avante, Patriota e Republicanos – 193 parlamentares. O PTB, com 11 deputados, e o Podemos, com 10, devem seguir com ele, totalizando 214 deputados.

Além deles, os deputados Capitão Augusto (PL-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG) também podem disputar. O PSol, com 10 deputados, e o Novo, com oito, devem lançar postulações.

A eleição interna ocorre no dia 1° de fevereiro de 2021, por meio do voto secreto – o que pode gerar “traições” de ambos os lados.

Reunião com a esquerda

Logo após o anúncio, PT, PSB, PDT e PCdoB divulgaram um comunicado conjunto dizendo que vão se reunir, na próxima segunda-feira (28/12), com Baleia, “para que ele possa nos apresentar as propostas e compromissos de procedimentos que nortearão sua candidatura à presidência da Casa.”

“Nossos partidos continuarão buscando unidade na ação para garantir a defesa da democracia, a independência do Poder Legislativo, a derrota do autoritarismo e do obscurantismo e a proteção dos direitos do povo brasileiro”, diz o texto.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.