A tragédia ocorrida no interior da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, Zona Oeste da capital paulista ainda ecoava na triste memória das pessoas, quando uma professora de 71 anos teve a sua vida ceifada após receber um golpe de faca desferido por um aluno de apenas 13 anos em um ataque que deixou mais um aluno e duas professoras feridas com ferimentos superficiais quando tentavam imobilizar o agressor.

Esta ocorrência pode ter sido o dispositivo para uma nova ação de repercussão nacional ocorrida no dia de ontem na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina. No local, como já informamos ontem, 4 crianças foram assassinadas cruelmente por um maníaco que teria cometido a ação se utilizando de uma machadinha.

Aluno de 12 anos é pego com canivete e máscara de palhaço em escola de SP

O autor, já está detido, mas o efeito da repercussão se espalha por todo o país. Somente no estado de São Paulo, cerca de 10 ocorrências já foram registradas, incluindo uma tentativa ocorrida em escola da zona sul de Marília. O último caso, na manhã de ontem, quarta-feira (5), um adolescente de 12 anos foi encaminhado à delegacia após ser flagrado com uma máscara de palhaço e um canivete na Escola Municipal de Ensino Fundamental Primo Pascoli Melare, localizada na avenida Inajar de Souza, na Brasilândia, zona norte de São Paulo.

Marília sofre ameaça de ataque em massa em escola privada e outras da rede pública da cidade.

Em uma ação conjunta, a Policia Militar e a Polícia Civil já começaram a investigar a procedência da mensagem que levou o pânico aos alunos, professores e funcionários do Colégio Esquema Único de Marília, localizado em área central da cidade.

Segundo consta, a direção do conceituado colégio teria recebido uma mensagem oriunda de uma conta fake direcionada para a referida unidade educacional disseminando um suposto atentado contra alunos que estaria prestes a acontecer. O motivo seria um caso de bullying que teria ocorrido nas dependências da unidade escolar já a algum tempo.

A direção do Colégio Esquema Único procurou de imediato tranquilizar os pais distribuindo de inicio, no final da tarde de ontem, um comunicado aos pais que não quiserem enviar os filhos à escola amanhã. Na sequência, o corpo diretivo lavrou um boletim de ocorrências encaminhando o caso para investigação e prevenção de um eventual ataque de consequências incalculáveis. Confira a nota emitida pelo Colégio em sua conta no Instagram:

Hoje, 05 de abril de 2023, uma notícia chocou o mundo.
Uma pessoa invadiu uma creche e de forma absurda, covardemente, matou 04 crianças, na cidade de Blumenau-SC.
Triste, muito triste.
Aproveitando de um fato horrendo, alguém utilizando de um perfil falso, justamente no mesmo dia, diz que por ter sofrido bulluyng há 03 anos, que aconteceria um massacre em nossa escola, enfim, com o nítido objetivo de causar pânico e assombro em uma sociedade já traumatizada diante de tantas noticias malidicentes.
Tal mensagem, como um rastilho de pólvora, espalhou-se em rede social, o que já era da também esperado.
Vejam o obsurdo.

As informações são imprecisas, contudo, diante de tantas atrocidades, não poderia e nem deveria o Colégio Esquema Único ficar silente.
Assim, todas as medidas possíveis foram tomadas, quais sejam:
a. foi elaborado Boletim de Ocorrência junto a Policia Civil, com envio do print do perfil do instagram;
b. a Policia Cientifica está sendo acionada para identificação e origem de tal perfil;
c. a Policia Militar da mesma forma foi comunicada e providencias no mesmo sentido estão sendo tomadas.

As rotinas serão alteradas, entradas somente por um portão, vedada entrada de qualquer outra pessoa que não seja aluno ou o seu representante legal.
Enfim, por obvio tal noticia a todos preocupam, entretanto, diante do que nos era possível, tomamos todas as providencias e esperamos que a policia científica, com toda sua tecnologia, logre êxito em localizar tal pessoa, para que dentro do permissivo legal, seja punida.
Conte conosco, estamos juntos na missão de educar e preservar vidas.
https://www.instagram.com/p/Cqq7sVouwkf/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Vale lembrar que o serviço de inteligência da policia é muito ágil e em poucos minutos é capaz de localizar o IP do autor das ameaças. Alguns veículos de imprensa já estão decidindo por não divulgar esses assassinos, pois os especialistas afirmam que isso pode se transformar em gatilho automático (como nos casos de suicídio).

Prefeito Daniel Alonso e vice Cicero do Ceasa não se manifestaram até o momento.

O clima de tensão no Colégio Esquema Único de Marília é grande, porém já se espalha por outras escolas. Na manhã de hoje, uma leitora sugeriu a nossa redação uma campanha que pudesse mobilizar as mães até a frente da prefeitura para que o prefeito municipal tomasse alguma medida preventiva.

A segurança já foi planejada e reforçada na manhã desta quinta-feira (6), em todas as ruas próximas do Colégio Esquema Único, localizado na Rua Bahia, área central de Marília. Medidas preventivas foram adotadas durante a entrada e saída dos alunos. “as rotinas foram alteradas, entradas somente por um portão, vedada entrada de qualquer outra pessoa que não seja aluno ou o seu representante legal”.

Até a publicação desta matéria, a administração municipal não havia se pronunciado a respeito de uma ação ou plano de trabalho e enfrentamento que possa reestabelecer a ordem, garantir a segurança e tranquilizar os pais, alunos e professores não só do Colégio Esquema Único, mas das demais escolas.

Mais um vez, fica evidenciada a FALTA QUE FAZ A IMPLANTAÇÃO DE UMA GUARDA MUNICIPAL EM MARÍLIA, a exemplo de Araçatuba, Lins, Ourinhos, São Carlos e tantas outras cidades. É nesta hora que ação de um batalhão municipal dá suporte a policia civil e militar, mesmo porque, o efetivo de Marília é pequeno para uma ação específica em todas as escolas e ao mesmo tempo combater a criminalidade na cidade que cresce a cada dia e só não vê quem fica sentado o dia inteiro em uma sala com ar condicionado e seguranças a sua disposição.

Prefeita Suéllen Rosim de Bauru anunciou ontem um plano estratégico de prevenção contra possíveis ataques.

Enquanto a administração de Marília está em silêncio, outras cidades já começam a se planejar de forma preventiva objetivando garantir a segurança de alunos, funcionários e professores, além de tranquilizar os pais. Um dos exemplos é a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim.

Na tarde de ontem, a Prefeitura de Bauru anunciou uma série de medidas para garantir a segurança nas escolas da cidade. A prefeita Suéllen Rosim expressou sua solidariedade às famílias das vítimas e enfatizou a importância de se trabalhar para evitar que situações semelhantes ocorram em Bauru, anunciando ações de prevenção. Confira;

  • Aumento na contratação de vigilantes
  • Modernização do sistema de vídeo monitoramento já existente
  • Implantação de um botão de pânico para agilizar a intervenção em situações de emergência.
  • Contato com a Polícia Militar para obter apoio da atividade delegada no entorno das escolas da cidade.
  • Implementação de acompanhamento psicológico nas escolas para mediar conflitos e evitar problemas mais graves.
  • Investimento em ações para fornecer esse tipo de suporte aos alunos da rede municipal de ensino.

Atitude e agilidade, estas foram as fórmulas utilizadas pela administração da cidade de Bauru, já dando uma resposta para a grande preocupação da população neste momento. A prefeita afirmou que está comprometida em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para prevenir e garantir ainda mais segurança nas escolas de Bauru. O vídeo da mesma pontuado sobre o assunto e anunciando as ações estão disponíveis nas redes sociais da mesma.

Prefeita de Araçatuba, Edna Flor também toma atitude anunciando um plano preventivo.

Pelo visto as mulheres estão mais sensíveis ao atual momento. Depois de Bauru, a prefeitura de Araçatuba também anunciou medidas preventivas somadas as já adotadas desde a semana passada em função do ocorrida na vila Sônia em São Paulo.

Após reunião, ficou determinado que a Secretaria de Segurança em conjunto com a Polícia Militar irá reforçar a segurança nas escolas municipais. Conforme já citamos, desde a semana passada houve um aumento na presença da Guarda Municipal nas escolas da cidade de Araçatuba, com o objetivo de garantir mais segurança e tranquilidade para alunos e funcionários.

A cidade tem um modelo de segurança invejável de combate a violência e tráfico de drogas nos arredores escolares, disponibilizando câmeras de segurança monitoradas 24 horas nas 69 escolas municipais pela Guarda Municipal, alarmes, portões com travas internas e controle de acesso de alunos, pais ou responsáveis, além do importante reforço do patrulhamento preventivo da Guarda, que aliás, faz um trabalho belíssimo.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.