No fechamento da cortinas de mais um final de semana, infelizmente uma noticia triste não só para os familiares, mas para todos os marilienses, em especial aos moradores da zona norte de Marília.

Já no finalzinho da tarde deste domingo (11) uma unidade resgate do destacamento do Corpo de Bombeiros de Marília foi acionado para o atendimento de uma ocorrência de salvamento em uma conhecida represa na zona rural do bairro Marina Moretti, zona norte de Marília.

Segundo consta, devido ao forte calor, um adolescente de apenas 17 anos e de pré nome Miguel, juntamente com seus amigos resolveram se refrescar nas águas da referida represa. De repente o mesmo teria afundado no meio da mesma e não mais retornado. Amigos e populares presentes no local, de imediato acionaram o resgate que estava na UPA que de imediato prestou o atendimento até a chegada da unidade especializada.

Apesar do rápido atendimento, onde destacamos o empenho dos mergulhares, o corpo foi encontrado em menos de 5 minutos, porém nada foi possível fazer, pois o mesmo já estava em óbito. Momento de muita tristeza para a família e amigos, onde desde já registramos os nossos mais sinceros sentimentos.

Este não é o primeiro caso que ocorre na represa que possui um profundidade de 3 a 4 metros na área central. Em 2015, nesta mesma época, um jovem de 18 anos perdeu a vida nas mesmas circunstâncias.

A primeira hipótese é de que ele tenha enroscado o pé em galhos e lama existente no fundo da represa. Com a chegada do calor e a falta de opções de lazer na cidade é normal os jovens procurem represas e cachoeiras nos itambés da cidade para se refrescarem. Nestas horas, todo o cuidado se faz necessário para evitar momentos como este. Confira;

Nadar em rios e represas requer cuidados especiais

Com a chegada do verão e das férias, aumenta o número de pessoas que frequentam cachoeiras, lagos, rios e represas. Mas, para que a diversão seja segura, é preciso alguns cuidados. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil dão orientações de segurança para evitar afogamentos.

Quanto a nadar em rios, cachoeiras, lagos e represas, o Corpo de Bombeiros não orienta ninguém a buscar essa prática, já que estes locais costumam conter galhos, lixo, lodo e pedras que podem ocasionar acidentes graves.

Cuidados

Um dos principais cuidados é não mergulhar em locais desconhecidos. Crianças nunca devem permanecer sozinhas.

Evite entrar na água, para nadar, depois de lanches e refeições e depois de ingerir bebidas alcoólicas.

Cuidado com o nível dos rios. O aumento do volume de água em uma velocidade muito rápida indica risco para quem está nadando no local.

Nunca mergulhe de cabeça. Mesmo tendo experiência, certifique-se antes da profundidade e verifique a presença de pedras ou outros objetos que possam causar ferimentos.

Nunca tente salvar banhistas vítimas de afogamento, a menos que seja habilitado ou treinado para o procedimento.
Limite-se a lançar algum objeto que ajude a flutuação da vítima e acione o Corpo de bombeiros pelo telefone 193.

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.