A Universidade de Marília (Unimar) participou da comemoração aos 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi criado com a publicação da Lei 10.861 de 14/04/2004. Realizado em Brasília, a instituição de ensino foi representada pela coordenadora da CPA e Pesquisadora Institucional, Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini.
Segundo Andréia, a participação no evento foi fundamental para o aprimoramento contínuo da qualidade oferecida pela Unimar. “Como membro da Rede CPA de autoavaliação do Semesp, que congrega mais de 40 instituições de ensino superior comprometidas com a autoavaliação institucional, tive a oportunidade de ouvir diversas inovações que vão impactar positivamente a educação. Essas novidades vão aprimorar as avaliações das instituições e de seus cursos, contribuindo significativamente para a elevação da qualidade da educação superior no país”, destaca.
O evento reuniu representantes de diversas instituições de ensino superior de todo o país, promovendo um espaço de troca de experiências e conhecimentos, além de debates sobre os desafios e perspectivas para o futuro da educação superior brasileira.
Durante o Seminário, os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas como o compromisso da autarquia em aprimorar continuamente o processo de avaliação da educação superior, a eficiência e excelência na democratização do acesso ao ensino superior ao longo dos 20 anos do Sinaes e, também, o aumento no número de instituições e matrículas, bem
como a expansão significativa do ensino à distância.
As mesas temáticas abordaram questões como as condições de oferta da avaliação in loco e autoavaliação, estabelecendo critérios de qualidade, limitando boas práticas e considerando a inserção regional, as melhorias na educação a distância, trajetória do estudante e egresso, além da extensão na avaliação da educação superior.
“A participação da Unimar neste evento foi de extrema importância para estarmos alinhados com as novidades e tendências que irão influenciar as avaliações e, consequentemente, a qualidade do ensino superior no Brasil. Estamos comprometidos em implementar as melhores práticas em nossa instituição para garantir uma educação de excelência aos nossos alunos”,
destacou Andréia.
DIRETO DA REDAÇÃO