Parte do telhado de uma escola estadual Alfredo Pujol foi arrancado pela força do vento em Pirajuí. — Foto: Marcelo Costa/Arquivo Pessoal

E não foi só Marília e seus distritos que sofreram prejuízos na noite e madrugada de sábado para domingo (24) no oeste e centro-oeste paulista. A forte chuva atingiu a região em sua totalidade e causou estragos em rodovias e outras cidades. O temporal chegou em Marília por volta das 23Hs, mas, começou mesmo por volta das 22h e derrubou árvores, interditou vias e gerou alagamentos em diversas municípios.

Começamos nosso giro pela vizinha cidade de Garça, onde além de queda de árvores, infelizmente, devido ao Forte vendaval a torre da emissora Nativa 96,5 FM, que fica localizada próxima ao distrito de Jafa, acabou sendo derrubada ao solo.

Em Pirajuí (SP), uma parte do telhado e outra do muro da escola estadual Alfredo Pujol foram arrancadas pela força do vento. Uma árvore atingiu um carro que estava estacionado. Ninguém ficou ferido.

Várias árvores caíram e prejudicaram a fiação da rede elétrica em Iacanga — Foto: Paulo França/Arquivo Pessoal

Em Ibitinga (SP) e em Itápolis (SP) foram registradas quedas de galhos e árvores. Alguns bairros ficaram sem energia.

Em Paraguaçu Paulista, houve um verdadeiro rastro de destruição por diversas ruas. Árvores, placas e até fachadas de estabelecimentos comerciais foram derrubadas pelo temporal.

Em Iacanga (SP), a prefeitura ainda está fazendo o levantamento dos estragos. No entanto, várias árvores e fiações da rede elétrica caíram, além da interdição de algumas casas, que foram destelhadas.

A Santa Casa da cidade também foi destelhada, mas ainda não há a informação de que o atendimento foi prejudicado.

Em Arealva (SP), várias árvores caíram dentro de um condomínio na Rodovia Cezário José de Castilho (SP-321). Parte da fiação elétrica também foi derrubada.

Diversas árvores caíram dentro de um condomínio em Arealva — Foto: Genivalter Damasceno/Arquivo Pessoal

Diversas árvores caíram dentro de um condomínio em Arealva — Foto: Genivalter Damasceno/Arquivo Pessoal

Queda de energia

Em nota, a CPFL afirmou que o temporal que atingiu a região, com fortes ventos, descargas atmosféricas e chuva em grande volume causou danos em componentes da rede elétrica que atende os municípios de Marília, Quintana (SP), Oriente (SP), Herculândia (SP), Arealva e Iacanga. Na capital nacional do alimento, alguns bairros chegaram a ficar 12 horas sem energia elétrica.

Já a distribuidora Energisa, em nota, afirmou que a equipe segue trabalhando para restabelecer os estragos causados pelo temporal, que registrou ventos de mais de 60 km/h e chuva intensa em toda a região.

Entre os municípios mais afetados estavam Assis (SP), Bastos (SP), Borá (SP), Echaporã (SP), João Ramalho (SP), Maracaí (SP), Paraguaçu Paulista (SP), Pedrinhas Paulista (SP), Quatá (SP) e áreas rurais de outras cidades da região.

Segundo o Climatempo, para esta segunda feira, o Sol aparecerá, porém, com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Já segundo o IPmet, uma frente fria desloca-se para o estado do Rio de Janeiro. Como consequência, as instabilidades diminuem no estado de São Paulo, porém, permanece com previsão de chuvas isoladas, nas faixas norte e leste do estado. Demais regiões, céu parcialmente nublado com baixa probabilidade de chuvas intensas.

Novas áreas de instabilidade, associadas a presença da frente no litoral do estado do Rio de Janeiro, se formam sobre o estado de São Paulo, gerando áreas de chuvas mais intensas, especialmente nas regiões norte e leste durante a terça-feira (26). Se for sair de casa, leve o guarda chuva.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.