A semana da segunda melhor data comercial do ano mal começou e a bandidagem já começa a sair da toca. No dia de ontem, sábado (6) o comércio funcionou até as 17H e com isto, os amigos do alheio já começaram o expediente em plena luz do sol.

Reiteramos mais uma vez a importância de uma guarda municipal, a exemplo de outras cidades até de menor porte que Marília, para dar suporte ao deficitário quadro da polícia militar e suas viaturas para uma cidade que hoje chega a casa dos 240 mil habitantes.

Na falta da referida guarda e contando apenas com câmeras de vídeo, lojistas e comerciantes, principalmente de ruas, estão cada vez mais a mercê de assaltantes, a espera de um milagroso projeto de segurança para o comércio que possa levar em conta os riscos e vulnerabilidades que principalmente a região oferece (qual índice de criminalidade, se a incidência de assaltos é alta e se há possíveis rotas de fugas na região), mas vale destacar que algumas medidas podem inibir a ação de criminosos e auxiliar a polícia.

Voltando a ocorrência registrada ontem, segundo as informações, três vítimas foram abordadas no estabelecimento localizado na avenida Pedro de Toledo. A ocorrência aconteceu por volta das 14h, em plena luz do sol e com movimentação normal de carros e transeuntes.

No histórico da ocorrência, dois elementos ocupantes de uma motocicleta Honda CG-160 de cor azulada sem a placa de identificação, de forma repentina estacionaram a moto em frente ao estabelecimento de guloseimas e rapidamente invadindo a loja e anunciando o assalto.

Os amigos do alheio, trajavam roupas compridas e usando capacete, sendo que um deles de posse de um revólver e mediante grave ameaça, acabou roubando 3 aparelhos celulares, sendo um de cada pessoa que estava no interior da loja e o dinheiro que continha no caixa naquele momento.

Segundo as declarações, a quantia roubada chega na casa dos dois mil reais (R$2.000,00). Caso registrado na CPJ (Central de Polícia Judiciária), onde os policiais passam agora a investigar o caso. Câmeras de identificação das imediações poderão auxiliar na localização e identificação dos meliantes.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA dá dicas para evitar roubos e furtos em comércio.

Para evitar que mais comerciantes sejam vítimas dessa modalidade criminosa, O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA dá uma série de dicas para diminuir consideravelmente o número de vítimas deste crime de oportunidade, QUE OCORRE JUSTAMENTE EM OCASIÕES DE GRANDE MOVIMENTAÇÃO NO COMÉRCIO COM CIRCULAÇÃO DE DINHEIRO

Mantenha-se atento e vigilante

  • As pessoas distraídas são as principais vítimas de crimes como furto e roubo.
  • Observe o comportamento dos clientes. Criminosos nem sempre são objetivos. Às vezes eles retardam suas ações buscando um movimento de distração das vítimas.
  • Ao suspeitar da postura e/ou das ações de um cliente, aborde-o e ofereça-lhe auxílio. Se você identificar qualquer volume que possa ser uma arma, discretamente, ligue para 190.

Cuidados com o ambiente

  • Mantenha as imediações do comércio em boas condições de cuidado e manutenção. Isso denota territorialidade e inibe criminosos.
  • Instale ou reforce fechaduras e itens que dificultem o acesso ao estabelecimento no período em que não estiver funcionando.
  • Dê preferência a portas de vidro ou grades vazadas.
  • Invista também em vigilância formal como câmeras de segurança e alarmes.
  • Certifique-se de que não há pontos cegos no interior do estabelecimento e em suas adjacências.
  • Invista na melhoria da iluminação no interior do estabelecimento comercial.

Conheça os policiais

  • Procure fortalecer as relações com os lojistas vizinhos e com a polícia. Conheça os policiais que patrulham sua comunidade para buscar ações e soluções compartilhadas.

No estabelecimento

  • Evite o posicionamento estático dos funcionários. É importante que eles se movimentem no interior do estabelecimento.

A segurança eletrônica também se apresenta como grande aliada do varejo. Kits de segurança com monitoramento, botão de pânico e gravação de imagens devem ser utilizados para intimidar os assaltantes e auxiliar as autoridades caso ocorra algum acontecimento.

Ter câmeras bem posicionadas, alarmes escondidos (botão de pânico), caixas em locais visíveis e específicos, e estabelecer códigos entre os funcionários quando notar alguma movimentação diferente de pessoas pode auxiliar muito na prevenção de assaltos ou, pelo menos, minimizar seus riscos ou consequências.

Veja outras dicas de segurança para os comerciantes:

– Nunca divulgue a existência de grandes valores em espécie a ninguém.

– Procure sempre que possível depositar os valores em dinheiro, evitando-se manter grandes somas no local.

– Evite ficar sozinho no estabelecimento comercial.

– Mantenha uma boa visibilidade dentro do estabelecimento.

– Instale espelhos e equipamentos de segurança.

– Tenha mais de um cofre, colocando um deles em local bem discreto e sigiloso.

– Mantenha a frente e os fundos do comércio bem iluminados no período noturno, e tenha equipamentos de monitoramento, pois eles inibem a ação de criminosos.

– Escolha locais estratégicos para a instalação dos caixas.

– Afixe nas paredes do estabelecimento comercial cartazes de proibição de entrada de pessoas usando capacetes, toucas e similares.

– Não é recomendável contar dinheiro na frente de clientes.

– Fique atento, pois a desatenção e fragilidade do espaço físico são os principais fatores que desencadeiam roubos e assaltos no comércio de maneira geral.

– Observe com atenção e cuidado as pessoas que permanecem um grande período no estabelecimento sem objetivos de comprar ou consumir alguma coisa.

– Estabeleça códigos entre os funcionários que indiquem situações de risco, tal como uma frase, que, ao ser dita, servirá como alerta para que chamem a polícia. Este código deve ser alterado periodicamente.

– Uma rede de proteção comunitária também é indicada para lojistas. O comerciante pode, por exemplo, instalar uma luz na loja vizinha que, acesa, indicará uma situação de perigo.

– Como é comum que funcionários sejam trancados em banheiros, este é o local mais conveniente para se instalar o botão de alarme e também para deixar escondido um telefone celular.

– Fique atento ao contratar pessoas para serviços esporádicos.

– Caso alguma chave das portas de acesso ao interior do estabelecimento comercial seja perdida, providenciar a troca do segredo da fechadura.

– Faça depósitos bancários frequentes e em horários alternados.

– Nunca reagir contra o bandido, tentando agarrá-lo ou agredi-lo, pois ele poderá estar acompanhado de outros cúmplices.

– É sempre importante manter a calma, isso ajudará na memorização das características dos meliantes (aparência, vestuário, etc.), fundamental para a polícia capturá-los.

– Não ter em seu poder armas, pois ela poderá aumentar o risco em caso de um assalto.

– Se presenciar um furto, ligar para o 190 e tentar não interferir.

– Registrar o Boletim de Ocorrência, mesmo que tenha ocorrido somente tentativa de assalto.

— Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo;

— Se, nada obstante, você vier a se defrontar com delinquentes, antes de tudo procure manter-se calmo. Não tente dialogar ou discutir com eles. Não os encare diretamente, mas procure memorizar suas características pessoais, maneirismos, trajes, etc…Sobretudo, não reaja, sua vida não tem preço.

SE VOCÊ GOSTOU DA INICIATIVA, AJUDE O JORNALISMO INDEPENDENTE A AJUDAR VOCÊ E CONTINUAR PRODUZINDO CONTEÚDOS COMO ESTE. Se possível compartilhe com amigos comerciantes, seja qual for a região da cidade. ESTE É O NOSSO JORNAL.

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.