O delegado André Ricardo Hauy apreendeu na sexta-feira, dia 16, 13 cédulas falsas de R$ 100,00, que foram apresentadas por uma funcionária do Lar Bom Samaritano, localizado no Jardim Linense.

Segundo o relato da mesma aos policiais, durante o serviço de limpeza encontrou as cédulas em um dos banheiros masculinos. Todas tinham a mesma numeração.

Não se descarga a possibilidade de um grande derrame de notas de R$ 00,00 reais falsificadas não só em Lins, distante de Marília 72 quilômetros, mas em outras cidades da região. Neste momento vale as orientações;

Ninguém está livre de receber dinheiro falso como pagamento. Até um saque em um caixa eletrônico pode reservar a surpresa de uma nota falsa. Por isso, saber identificar se uma nota é falsa ou verdadeira pode ser a salvação para evitar o prejuízo. Uma vez aceita, a nota é sua e o Banco Central do Brasil (BC) não vai ressarcir trocando-a por uma verdadeira.

Como identificar uma nota falsa de real?

O Banco Central que dá diversas orientações para que os consumidores identifiquem uma nota falsa. No site do banco, é possível ver em detalhes quais os principais pontos onde é possível descobrir se o dinheiro é falso – informações que você pode acessar clicando aqui.

Primeira 'família' do real foi lançada em 1994 — Foto: Reprodução / Banco Central
Primeira ‘família’ do real foi lançada em 1994 — Foto: Reprodução / Banco Central

O real tem duas ‘famílias de notas’ e ambas são válidas. A primeira família do real foi lançada em 1994, ao substituir o cruzeiro real. A segunda família, lançada em 2010, representa a evolução da moeda e foi criada para agregar elementos antifalsificação mais modernos. As cédulas são caracterizadas por exibir a efígie da República de um lado e animais da fauna nacional de outro.

A segunda família de notas do real, lançada em 2010, foi criada para agregar elementos antifalsificação mais modernos — Foto: Reprodução / Banco Central
A segunda família de notas do real, lançada em 2010, foi criada para agregar elementos antifalsificação mais modernos — Foto: Reprodução / Banco Central
  • Veja a Marca-d’Água – Coloque a nota contra a luz e veja, na área clara, a figura do animal e o número do valor da nota, em tons que variam do claro ao escuro.
  • Veja o Fio de Segurança – Um fio escuro fica visível próximo ao meio da nota, quando ela é colocada contra a luz. Nele estão escritos o valor e a palavra “REAIS”. Mas repare que o fio só está presente nas cédulas de 10, 20, 50 e 100 reais.
  • Sinta o Alto-Relevo – Pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da nota. Por exemplo: na frente, na legenda “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”, nas laterais e nos números indicativos de valor (nas notas de 10 e 20 reais, somente no número inferior esquerdo). Nas notas de 20, 50 e 100 reais, você pode sentir o relevo também no verso: na legenda “BANCO CENTRAL DO BRASIL”, no animal e no número indicativo de valor
  • Veja o Quebra-Cabeça – Coloque a nota contra a luz e veja que as partes do desenho do verso completam as da frente, formando o número do valor da nota.
  • Descubra o Número Escondido – Ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um lugar com bastante luz, você vê o valor da nota aparecer nas áreas indicadas.
  • Descubra os Elementos Fluorescentes
    – Sob luz ultravioleta, você vê que:
    •o número do valor da nota aparece na frente, na área indicada;
    •a numeração de série vermelha fica amarela;
    •pequenos fios se tornam visíveis na cor lilás.
  • Descubra a Faixa Holográfica (apenas nas notas de 50 e 100 reais)
    – Ao movimentar a nota, você vê os seguintes efeitos nessa faixa:
    •o número do valor da nota e a palavra REAIS se alternam;
    •a figura do animal fica colorida;
    •na folha (50) ou no coral (100) aparecem diversas cores em movimento.
  • Descubra o Número que Muda de Cor (apenas nas notas de 10, 20 e 200 reais)
    – Movimente a nota e descubra que o número assinalado muda do azul para o verde. Uma faixa brilhante parece rolar pelo número.
  • Sinta com os dedos se o papel é mais áspero que o papel comum. Se possível, compare a nota que você recebeu com outra que já tem e verifique se há diferença nos itens de segurança.

O que fazer no caso de receber uma nota falsa ou suspeita de falsificação?

Quando suspeitar que uma nota é falsa, não a receba nem a passe adiante. As notas falsas não são trocadas pelo Banco Central.

A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

  1. de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:
    – Dentro de uma agência bancária e durante o expediente – encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
    – Fora de uma agência ou do horário do expediente bancário – na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
  2. numa transação do dia a dia:
    – Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.