A Galerinha de fãs e adeptas da dança K-Pop de Marília estão em festa por uma conquista inédita para a cidade. O movimento é uma arte cultural e mobiliza jovens em uma febre sadia por todo o país.

Originado nos anos 1990, o K-Pop é um gênero musical sul-coreano que desde a virada do século XXI recebe forte influência da música pop ocidental, misturando estilos internacionais como o hip hop, R&B, reggae, rock, jazz e country. Ela é caracterizada por coreografias sincronizadas e energéticas.

Mas foi a partir dos anos 2010 que a chamada “onda coreana” se espalhou pelo mundo por meio dos Idols como PSY e do fenômeno de uma infinidade de boys e girls bands como BTS, Black Pink, Twice, SHINee, entre tantas outras bandas que usam e abusam das produções coreográficas em videoclipes, acumulando bilhões de visualizações nos ambientes digitais. 

Para variar, em Marília não há nada sendo organizado neste sentido, ao contrário de outras cidades que apoiam o movimento. Os jovens K-Poppers ou K-Dancers paulistanos, por exemplo, consideram o Centro Cultural São Paulo “a casa do K-Pop” na cidade. Bauru, Araçatuba, Rio
Preto, Lins e outras já se mobilizam neste sentido.

Nas cidades onde se realizam o evento, a competição de covers de dança de grupos famosos de K-pop é normalmente organizada em duas categorias: Grupos e Solos. Os vencedores recebem troféus e certificados da organização do festival.

Enquanto isto, as jovens da capital nacional das multas brilham em outros palcos. A estudante mariliense Roberta Souza Dias de 17 anos ganhou em primeiro lugar no concurso de dança K-Pop na modalidade “Solo” na cidade de Reginópolis, distante 106 quilômetros de Marília.

Na modalidade “Grupo” de K-Pop, as meninas de Marília que formam a equipe Bittetsweet, ficaram em 2° lugar. O evento intitulado Regipah Anime Fest aconteceu ontem, domingo, dia 4 de fevereiro de 2024, no Ipê Clube, centro da cidade de Reginópolis–SP, com entrada gratuita.

Mais uma vez fica registrada a falta de apoio por parte da administração municipal para iniciativas culturais como esta, onde para celebrar toda a devoção e energia de jovens artistas por meio de um esfuziante concurso de dança são obrigadas a custear suas despesas, sem qualquer patrocínio, a não ser dos “Paitrocinadores”.

Roberta de Sousa Dias, tem 17 anos e está concluindo o último ano do ensino médio na escola Amilcare Mattey, zona Leste da cidade. A mesma é filha do comunicador Roberto Dias da Rádio Clube de Marília.

As atrações e atividades foram: Concurso Cosplay e Concurso K-Pop. O evento, além da equipe mariliense Bittetsweet, contou com as presenças de
Golunar Studio (earmaker e propmaker), KaiqueGF (youtuber), Pucci (apresentador cosplayer e dj), Pedrohbazote (fotógrafo), Quiz Nerd, Gincana e Random Dance. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura e Turismo de Reginópolis.

Um novo desafio está confirmado para o próximo dia 11 de fevereiro na cidade Bauru, onde mais uma vez, Roberta Dias e a equipe Bittetsweet estarão competindo, representando a cidade de Marília. O JORNAL DO ÔNIBUS SE CONGRATULA COM A VENCEDORA E TODA A EQUIPE.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.