Estamos na contagem regressiva para uma situação que pode se transformar no verdadeiro caos em uma área que já está crítica na capital nacional dos radares. Em 10 dias, conforme notificação protocolada em 20 de outubro, a equipe do HBU deixará de prestar atendimento no PA SUL por falta de pagamento.

Segundo informações, na ocasião da solicitação de rompimento do contrato, a dívida ultrapassava a casa dos 16 milhões de reais. Até a publicação desta matéria, a prefeitura não havia emitido nenhuma solução para o impasse e qual medida seria tomada para não interromper o atendimento a
população. Pior que isto, é assistir à omissão dos vereadores que se sequer esboçam uma reação em defesa do povo.

Recordando os fatos

Foram apenas 7 meses, tempo suficiente para uma gestão responsável admitir a hora de jogar a toalha. NÃO TINHA MAIS JEITO. Em fevereiro de 2023, começava a gestão do Pronto Atendimento (PA) da zona sul, inovando no atendimento, capacitando colaboradoras e sempre buscando prestar um serviço de excelência para os pacientes.  

No entanto, conforme já mencionamos, os repetidos atrasos por parte da administração municipal nos repasses de verba que custeiam todo o atendimento da unidade de saúde, se tornaram insustentáveis e a ruptura do contrato se tornou inevitável. Confira a nota a imprensa divulgada na manhã do dia 20 de outubro de 2023.

NOTA À IMPRENSA
A diretoria da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) informa que notificou a Prefeitura de Marília e a Secretaria Municipal da Saúde de Marília (no dia 20/10/23), a fim de comunicar a rescisão do contrato de gestão do Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul de Marília.
Infelizmente, tal medida teve que ser adotada por conta da ausência de repasses da Prefeitura de Marília para a manutenção do PA, que tornaram a gestão da unidade insustentável.
Ressaltamos que serão cumpridas as cláusulas previstas no contrato, como, por exemplo, o prazo de 90 dias para o encerramento das atividades por parte da ABHU.
Além disso, cabe salientar que a ABHU continuará dando todo apoio e suporte para a população neste período de 90 dias no PA Sul.
Ainda, aproveita-se a oportunidade para tranquilizar todos os funcionários da unidade, uma vez que esse processo será realizado da melhor forma possível, sendo que a ABHU já traçou a estratégia para absorver, dentro das possibilidades, os colaboradores em outras unidades da ABHU.
A ABHU lamenta profundamente a situação e destaca que foram aplicadas todas as tentativas antes de tomar essa decisão.
Mas, infelizmente, a ABHU não pode continuar gerindo a unidade do PA Sul da forma como está, uma vez que a ausência de repasses por parte do Município de Marília implica, diretamente, em atrasos no pagamento dos salários dos colaboradores, sendo isso não é compatível com a missão e com os valores da instituição.

Por fim, a ABHU destaca que no período em que esteve à frente da unidade (PA Sul) todos os profissionais atenderam os pacientes de forma humanizada, com profissionalismo e sempre buscando a excelência.
Essas características são inerentes da atuação da ABHU no Hospital Beneficente Unimar (HBU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte, que é registrado mais de 90% de aprovação da população.
A diretoria da ABHU irá se reunir com a Prefeitura de Marília para fazer este processo da melhor forma possível.
A ABHU se coloca à disposição para mais esclarecimentos.
Equipe ABHU …

A notícia chegou a nossa redação no início da tarde do dia 22, um domingo, porém só foi confirmada pela assessoria de imprensa na manhã seguinte e desde então a administração Daniel Alonso e Cicero do Ceasa não se manifestaram a respeito. Mantendo o seu perfil humanitário, a direção do HBU fez questão de frisar que após o cancelamento do contrato, todos os colaboradores serão reaproveitados e absorvidos por outras unidades do hospital.

Na verdade, a unidade hospitalar que prestava um atendimento emergencial para crianças, idosos, trabalhadores e mulheres, principalmente no horário noturno com o padrão HBU, voltará a ser o que era antes, na qual relembraremos logo na sequência.

VERDADE À TONA: Em audiência realizada em agosto, Márcia Mesquita Serva revelou em que condições encontrou o PA SUL, quando assumiu.

Em audiência pública realizada em 9 de agosto do ano passado, uma declaração da Drª Márcia Mesquita Serva deixou todos abismados e trouxe as claras a maneira como o HBU encontrou e assumiu o PA SUL, confirmando as denúncias do vereador Agente Federal Júnior Féfin que quase foi cassado justamente por realizar as mencionadas denúncias.

O caso foi tão grave que a Corregedoria Geral do Município abriu sindicância para apurar denúncia feita à Ouvidoria do Município após esta fala da diretora do Hospital Beneficente da Unimar, onde relatou que o Pronto Atendimento da Zona Sul foi entregue à Unimar com vazamento de gás, remédios vencidos e sem alvará de Bombeiros.

Esta foi a saúde de primeiro mundo prometida pela administração de Daniel Alonso e seus asseclas. Acabaram com a maioria das UBS’s, não há contratação de ginecologistas, pediatras, geriatras e psiquiatras e sucatearam as PSF’s já existentes. A população está a Deus-dará, a espera de um milagre.

SOBRE O HBU: Uma história consolidada na excelência do atendimento em saúde

Fundado em setembro de 2000, o Hospital Universitário, que foi instituído visando ser um hospital de ensino, em janeiro de 2008 tornou se a Associação Beneficente Hospital Universitário, uma Associação civil, de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, que tem em sua missão “Oferecer o melhor serviço em saúde, com respeito e cordialidade por meio de uma Gestão Auto-sustentável proporcionando campo de estágio para o contínuo desenvolvimento do ensino e da pesquisa”.

No ano de 2013 o Hospital Beneficente Unimar foi certificado como hospital de ensino pelo Governo Federal. A visão é; “Ser referência para Marília e Região na excelência hospitalar, com um atendimento humanizado e integral ao cliente, sempre valorizando nossos colaboradores”.

Ética; participação comunitária; apoio; hospital universitário; parceria; projetos; ensino; pesquisa e assistência; prospecção de recursos; cidadania; desenvolvimento; internação; respeito; cordialidade; segurança; qualidade; compromisso; humanização; eficiência, são os principais valores e as ferramentas que fazem do HBU, um dos mais conceituados e renomados hospitais do estado de São Paulo e que daqui a 10 dias, não mais estará com toda sua estrutura no PA SUL de Marília.

Fica a reflexão para você que leu atentamente esta matéria. Estamos há 5 anos e  4 meses do centenário de Marília. O próximo prefeito eleito terá a missão de moldar a cidade que queremos e um dos setores mais carentes e importantes será sem dúvida nenhuma a saúde. DO JEITO QUE ESTÁ NÃO DÁ. O SISTEMA ESTÁ NA UTI E PEDINDO SOCORRO. OLHO VIVO NOS PRETENSOS CANDIDATOS. SAÚDE É O QUE INTERESSA….

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