O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, composto pela empresa chinesa CRRC e pela brasileira Comporte, que administra o metrô de Belo Horizonte, venceu o leilão para construir e operar o trem que deve ligar as cidades de São Paulo e Campinas em um trajeto de 101 km. O consórcio foi o único a apresentar proposta.

O lance vencedor ofereceu desconto de 0,01% na contraprestação. O consórcio vencedor também vai operar um Trem Intermetropolitano (TIM) para atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, no interior de SP. Também terá que realizar obras de melhorias na Linha 7-Rubi, hoje administrada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A empresa Comporte pertence à família Constantino, que fundou a Gol, e administra também diversas empresas de transporte rodoviário. O investimento previsto no projeto do trem é de R$ 14,2 bilhões. A concessão é para explorar o serviço por 30 anos.

Quando estiver operando, o Trem Intercidades (TIC) deve fazer as viagens entre SP e Campinas em 1 hora e 4 minutos, com velocidade de até 140 km/h. O preço da tarifa será R$ 64. A nova concessionária também será responsável pela operação da Linha 7-Rubi, que registrou cerca de 99 milhões de passageiros em 2023.

Recuperação judicial da Gol

Responsável por 60% do Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, a brasileira Comporte pertence à família Constantino, que fundou a Gol, que entrou em janeiro com um pedido de reestruturação financeira nos Estados Unidos, em processo semelhante à recuperação judicial brasileira.

Questionado se o fato poderia atrapalhar o projeto, Jose Efrain, diretor do consórcio, destacou que estão “preparados preparados para enfrentar essas situações e os assuntos da Gol são tratados apartados do leilão.”

Efrain aproveitou para destacar que o grupo brasileiro atua no ramo de mobilidade, e que está ampliando o portfólio sobre trilhos.

“Nós do grupo Comporte somos uma holding 100% voltada para a mobilidade. Então, está no nosso escopo e no nosso DNA o atendimento aos usuários quer seja sobre pneus, ou trilhos. E nesse caso nós fomos vencedores já no ano passado do Metrô BH e também já temos a experiência do VLT da baixada santista. E, com isso, nós estamos ampliando o nosso portfólio sobre trilhos”.

O leilão

O prazo para recebimento dos envelopes de empresas interessadas, nacionais ou estrangeiras, foi encerrado às 15h17, e houve a abertura das propostas comerciais. A sessão pública do leilão teve início início às 15h38 com a leitura das regras. Às 15h56 houve a batida simbólida do martelo pelo consórcio vencedor.

Em seu discurso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), brincou sobre o ato de bater o martelo e fez alusão ao momento de outro leilão, do Rodoanel, quando derrubou o símbolo da B3 durante as marteladas.

Tarcísio aproveitou a ocasião para falar sobre a possibilidade de desenvolver projetos com outras ligações por linha férrea.

“Emblemático, inovador. É o primeiro com três serviços, a Linha 7, o trem intermetropolitano, e o nosso trem expresso, que vai sair de Campinas, com uma parada em Jundiaí e até São Paulo. Isso vai descomprimir as nossas rodovias, e nos dá oportunidade de sonhar. Por que não fazer Sorocaba a São Paulo? Por que não fazer o São Paulo a Santos? Vamos pensar em outras ligações”, disse o governador.
O edital prevê que a empresa vencedora implante trens cuja velocidade máxima chegue a 140 km/h – o que é considerado média velocidade, mas que representaria o transporte de passageiros por trilhos mais rápido em operação no Brasil.

 De acordo com o secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, a expectativa é que o serviço intermetropolitano entre em funcionamento até 2029, enquanto o trem expresso, que prevê apenas uma parada de dois minutos em Jundiaí, comece a operar até 2031.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.