SEM QUALQUER EXAGERO OU SENSACIONALISMO, mas na história de Marília, nunca se viu uma administração tão focada em captação de recursos em cima do lombo da população trabalhadora. Aquela mesma que levanta cedo e vai para o trabalho e volta exausta no final de um dia, correndo para dar tempo de tomar um banho e se dirigir a uma escola, igreja ou outro compromisso.

Antes, diga-se de passagem que não somos contra medidas educativas de trânsito ou até punitivas em grandes artérias onde os motoristas abusam da velocidade em alguns trechos. O questionamento do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA se direciona para os critérios ou falta deles para a instalação destes radares.

Conforme já amplamente divulgado por este SITE em uma matéria sobre o assunto, os radares serão instalados em diversas ruas e avenidas da cidade, ou seja; em região central, bairros, zona leste, norte, porém utilizando o mesmo critério para todas. Ao que parece, não foi realizado um estudo prévio sobre a realidade de cada rua e cada região da cidade de acordo com suas realidades de movimento, seja comercial ou habitacional.

Fato é que, não tem mais volta, a administração DANIEL ALONSO / CICERO DO CEASA, já estão de garfo na mão e prontinhos para o banquete das MULTAS, embora elas só venham para que desrespeitar as regras, mas ninguém sabe a realidade de cada um no momento. O primeiro já foi instalado na avenida Castro Alves, desde o dia 15, nas proximidades da Nestlé. Confira;

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, como o objetivo de colaborar e advertir os motoristas para a atenção redobrada publica neste momento os locais em que serão instalados os novos presentinhos a administração municipal. Depois da venda do DAEM, sejam vindos a 2023. O QUE MAIS NOS RESERVAM ???

PARA CONFIRMAR, CONFIRA O DOCUMENTO OFICIAL DA EMDURB

APROVEITE, DE UM ´PRINT E IMPRIMA PARA NÃO ESQUECER. Reiteramos aqui que o apetite dos donos da caneta é grande, pois, o edital estabeleceu a instalação de quase uma centena de equipamentos, sendo faixas de radares fixos, faixas com lombadas eletrônicas e equipamentos mistos, que terão displays de velocidade com os radares fixos.

O que nos causou um espanto geral foi que o sistema de radares de trânsito a ser implantado pela prefeitura de Marília, através da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) que PASMEM,  prevê a capacidade de emitir até duas multas por segundo, possibilidade de filmagem dos veículos e até controle de tráfego na contramão.

Nossa reportagem conseguiu apurar que os radares deverão ser instalados nas principais vias rápidas de Marília. Podemos citar como exemplo a via expressa Sampaio Vidal, mas, estão previstas instalações nas avenidas Sanches Cibantos, avenida Cascata, avenida das Esmeraldas, Sampaio Vidal, Avenida Santo Antonio, Castro Alves, Brigadeiro Eduardo Gomes, Rio Branco, República e muitas outras.

Realizamos uma pesquisa minuciosa em quatro marcas diferentes de radares. Constatamos que os mesmos possuem algo em comum, são muito, mas muito inteligentes, ou melhor, espertos, pois só erram para penalizar o bolso do motorista. E a pergunta continua no ar; você já viu um radar registrar a velocidade abaixo da permitida? Não, eles só registram pra mais, nunca pra menos. Afinal de contas, registrar pra menos não rende dinheiro aos cofres públicos. Parece até uma missa encomendada.

As regras são claras; bobeou, dançou, ou melhor  pagou.

Confira alguns modelos de infrações: velocidade superior a 20% do permitida; entre 20% e 50% acima da velocidade permitida e acima de 50%, com os diferentes níveis de autuação previstos no Código de Trânsito.

Em outras palavras, representa dizer que em uma rua com limite de 40km/h, um veículo autuado acima de 60 km/h terá multa gravíssima, com suspensão da autorização para dirigir.

Já as lombadas eletrônicas devem emitir luzes vermelhas, além do registro da velocidade, para informar ao condutor que sua passagem foi registrada como autuação. Irão registrar velocidades entre 20km/h e 199km/h.

Como já citamos, a licitação prevê ainda radares em semáforos, sincronizados com o sistema, que permitam filmar a aproximação e distanciamento do veículos por pelo menos dez segundos – cinco antes e cinco depois da infração -.Os equipamentos móveis devem ter condições de operação ininterrupta de oito horas.

O que são os novos radares híbridos a serem instalados ?

Os chamados “novos radares” são híbridos pois têm função de radar (controle de velocidade) e fotossensor (fiscalização de avanço de sinal), assim, permitem flagrar: 1) avanço de sinal vermelho; 2) velocidade acima da permitida; 3) parada na faixa de pedestres na mudança de sinal.

Caso seja confirmada realmente a instalação do modelo AXIS Radar Autotracking for PTZ nossa reportagem conseguiu apurar que o mesmo foi desenvolvido para controlar automaticamente a direção e o nível de zoom de uma ou mais câmeras pan, tilt, zoom para proporcionar exibições otimizadas das câmeras.

Em síntese; ressaltamos mais uma vez a posição do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA que não é criticar a medida da implantação, mas sim, como está sendo feita. Nossa preocupação é uma só; há questão de alguns anos, nossa cidade ficou conhecida por um adesivo em diversos veículos com os dizeres –“VISITE MARÍLIA E GANHE UMA MULTA”. Com o que está sendo colocado em prática, esperamos que não esteja sendo engatilhado uma sistemática de cobrança de multa legalizada, sem dó, nem piedade para o já esfolado motorista de Marília e principalmente dos municípios vizinhos que nos visitam aos finais de semana e datas especiais de grande movimentação comercial. NOSSO POVO NÃO MERECE….

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