Hoje, terça feira (13) é o primeiro dia sob o novo decreto do governador João Dória em seu tão questionado plano São Paulo. Pela regra, ficou liberado MAIOR TEMPO COM COMÉRCIO ABERTO Na fase amarela, ou seja; o funcionamento do comércio passou de oito para 10 horas. Com isso, o comércio de Marília está autorizado a funcionar das 8H ás 18Hs.

A abertura tão esperada acontece um dia após a divulgação da descoberta da agência científica nacional da Austrália sugerindo que o SARS-Cov-2 pode sobreviver em superfícies por muito mais tempo do que se pensava.

Câmera flagra funcionária furtando dinheiro de caixa em supermercado de  Vilhena - VILHENA NOTÍCIAS

O vírus responsável pela covid-19 pode permanecer infeccioso em superfícies como “notas de dinheiro”, telas de celulares e aço inoxidável por até 28 dias, dizem pesquisadores.

Estudos anteriores feitos em laboratórios descobriram que o SARS-Cov-2 poderia sobreviver de dois a três dias em cédulas e vidro, e até seis dias em superfícies de plástico e aço inoxidável, embora os resultados variem.

A última pesquisa da agência australiana CSIRO revelou que o vírus era “extremamente robusto”, sobrevivendo por 28 dias em superfícies lisas, como vidro usado para fabricar telas de telefones celulares, além de notas de papel e plástico, quando mantidos a 20° C — considerada temperatura ambiente.

Com isso, a comerciária J. A. C ( fictício ), 46 anos e, que trabalha como caixa em uma loja na área central da cidade entrou em contato com a nossa redação solicitando o sigilo da fonte para uma grave denúncia.

Segundo ela, gerentes de lojas estariam omitindo resultados de exames positivos para covid-19 realizados em funcionários ao órgão fiscalizador na cidade. ” Eles mandam o funcionário ficar em casa e ameaçam demitir se eles falarem que estão com o coronavírus”, comentou.

J.A.C, que teme represálias citou pelos menos três lojas na área central da cidade com casos confirmados; ” É uma ótica, uma loja de departamentos e uma loja de eletrodomésticos”, citou ela.

A denúncia foi realizada através de dois áudios enviados a nossa redação. Dias atrás, um funcionário da secretaria da saúde nos informou em off que, todas as lojas, fábricas e industrias são obrigadas a fornecer o resultado dos exames para a secretaria e vigilância epidemiológica, no entanto, não descarta que pode ter ocorrido má fé de um ou outro. Ele salientou que, nesse caso, compete a pessoa interessada fazer a denúncia. A conversa ocorreu devido a outra onde de boatos e postagens em redes sociais envolvendo outros estabelecimentos.

Nossa reportagem entrou em contato com o secretário municipal da saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto, que, como de praxe, foi solícito a nos atender e esclarecer sobre o assunto. ” É impossível isto ocorrer, pois, na realidade não são as empresas que nos comunicam, mas sim, os laboratórios que realizam os exames. O que pode estar acontecendo é que os lojistas estejam tentando proteger a imagem da empresa para evitar alguns prejuízos e, com isso tenta abafar para não chegar nos clientes.

O secretário deixou bem claro a eficácia do serviço de monitoramento da secretaria. ” Para você ter uma ideia, nossa central de monitoramento mantém contato diariamente com o laboratórios e quando um paciente é diagnosticado, passa a receber acompanhamento de nossa central com ligações no mínimo duas vezes por dia”, esclareceu.

Governo municipal vai pagar R$ 270 em exames e R$ 150 em testes rápidos •  Marília Notícia

Sobre as denuncias Cassio acrescentou; “Volto a frisar, existe todo um monitoramento sobre os casos em Marília. Existem outras empresas que registram surtos e as pessoas nem ficaram sabendo, ou seja, os funcionários foram afastados, a empresa passou pelo processo de sanitização e voltou a funcionar novamente. A empresa não pode ser fechada por este motivo, basta apenas seguir o nosso protocolo”, explicou.

Para finalizar o secretário enfatizou; ” Gostaria que todos conhecem nossa central de monitoramento e o trabalho que é realizado no enfrentamento ao covid-19. No que diz respeito as empresas citadas reitero aqui que, os casos diagnosticados como positivo para o coronavírus são de conhecimento da secretaria, pois os laboratórios, são obrigados a nos passar o resultado. O que as vezes pode estar acontecendo é que as empresas com o objetivo de não provocar pânico em seus clientes acabam afastando o funcionário e omitindo o fato dos consumidores, porém, a secretaria esta a disposição para quem queira efetuar alguma denuncia. Nossas equipes, como já aconteceu, irão em loco acompanhar e vistoriar a loja”, concluiu.

Marília recebe metade da doses necessárias de vacina Pentavalente -  Notícias sobre saúde - Guia Giro - Giro Marília Notícias - Marília recebe  metade da doses necessárias de vacina Pentavalente

Na maioria das cidades existe a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais, industriais, das empresas de prestação de serviços, incluindo os órgãos públicos, a realizarem testes rápidos em seus funcionários para identificar o contágio pelo novo coronavírus. 

Seguindo quase um mesmo modelo, as empresas precisam se cadastrar no site fornecido pela Prefeitura local para informar os nomes de todos os funcionários que estão na ativa, quais fizeram os testes e  quais foram os seus resultados. Caso seja positivo para a Covid-19, o funcionário deverá entrar em isolamento. As empresas deverão cadastrar no site o comprovante de realização do teste. 

É importante relembrar que um grande surto ocorreu logo no final do mês de maio em uma rede de supermercados da cidade, quando 13 funcionários foram confirmados como positivos para o covid-19 após bateria de testes realizados na empresa.

Após este fato, em outros locais foram detectados focos, como por exemplo em duas casas de repouso para idosos e uma pizzaria. Nos corredores do comércio, são fortes boatos desta natureza, no entanto, nunca houve realmente uma denúncia efetiva.

Com a abertura do comércio em horário mais amplo, se aguarda um grande fluxo de pessoas e, com isto volta a preocupação, afinal, a cidade registra até as primeiras horas desta manhã 3567 casos confirmados e 1036 aguardando resultado. Foram registrados ainda 59 óbitos, sendo que existem três casos suspeitos. Nos hospitais existem 47 internados e 98 pessoas estão na fase de transmissão.

O grande questionamento que fica é que; depois de uma onde de calor onde os termômetros ultrapassaram a casa dos 40º graus, os números em Marília continuam aumentando, ao contrário de boa parte das outras cidades.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.