O ex-aluno da Unimar, o Ministro Joaquim Leite, participou da inauguração oficial da Usina Fotovoltaica da Universidade e, também, falou aos acadêmicos dos cursos da área de agrárias sobre Meio Ambiente.

A Universidade de Marília (Unimar) inaugurou a Usina Fotovoltaica com capacidade de geração de mais de 3,25 megawatts pico (MWp), que vai atender o campus e o Hospital Beneficente Unimar (HBU). A Cerimônia de lançamento contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, que também é egresso do curso de Administração. Além de participar da solenidade, o Ministro participou da 34ª Semana de Ciências Agrárias de Marília (SECAM), com a palestra “Agronegócio, investimentos e oportunidades verdes”.

De acordo com o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a Unimar mais uma vez se destaca pelo seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável. “Eu já conhecia a postura do reitor Márcio como educador e tive a grande oportunidade de conhecer o empreendedor Márcio, que instalou uma Usina Fotovoltaica e está desenhando cursos técnicos para esta nova economia verde, a qual vem pela frente, porque a energia renovável é super importante e uma realidade. O Brasil é o país das energias limpas, é o país das energias verdes, a gente vai para a conferência do clima este ano mostrar que o país tem potencial de 100 gigawatts de energia solar, eólica e biomassa, e nós produzimos atualmente 88 gigawatts, então é um potencial sem precedentes gigante”, conta.

A inauguração ocorreu durante a tradicional SECAM, realizada pelos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica da Unimar. Além de participar da solenidade, o Ministro, que é egresso do curso de Administração da Universidade, realizou uma palestra sobre “Agronegócio, investimentos e oportunidades verdes”.

Ainda segundo o Ministro, foi um momento especial. “Me sinto honrado por estar aqui na Universidade em que me formei, falando de meio ambiente e, principalmente, nesta semana do curso de Ciências Agrárias, porque vejo como é importante ressaltar que agricultura e meio ambiente andam juntos, esta será a minha fala, a importância da agricultura sustentável, da qual a Unimar também faz parte. Nunca imaginei retornar a este campus sendo palestrante, mas a minha formação e tudo que aprendi como administrador foi na Unimar e, na minha visão, a administração é a chave de tudo, porque nos ensina a ouvir a todos e tomar decisões e, agora, tenho a oportunidade de utilizar tudo o que aprendi no Ministério”, destaca.

A Usina Fotovoltaica da Unimar tem capacidade de geração para mais de 3,25 megawatts pico (MWp). Deste total, 1,8 Mwp para a utilização na Universidade, 1,45 MWp para fornecimento de energia ao Hospital Beneficente da Unimar e a terceira unidade, com 6 Kilowatt pico (KWp), será disponibilizada para uso experimental dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo as Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

Segundo a Pró-reitora da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, é um projeto que vai, além de contribuir com o meio ambiente, proporcionar uma experiência única aos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação. “Um dia memorável receber nosso ex-aluno do curso de administração, que volta na condição de Ministro do Meio Ambiente e em uma semana em que tivemos a grande oportunidade de demonstrar nosso trabalho, nosso dia a dia na Universidade, e a inauguração de nossa usina fotovoltaica, até o Ministro lançou um novo selo para a Universidade, que é a “Unimar Verde”, por conta deste trabalho que a gente vem desenvolvendo. Possuímos ao redor da Fazenda Experimental um dos itambés que margeiam Marília e às vezes não mostramos tanto para a população, mas temos grande preocupação com estas áreas e por meio da secam demonstramos estes cuidados. Estamos muito felizes e esperamos que em breve o Ministro retorne a esta instituição, que também é sua casa”, ressalta.

A Superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, falou sobre a importância da tecnologia para o aprimoramento da saúde pública. “Um dia maravilhoso e realmente abençoado. A gente vem com este projeto há dois anos e inauguramos com a ilustre presença do Ministro. Esta é uma obra extremamente com recursos privados, que vai ser transformada em benefícios para a saúde pública, porque a gente vai conseguir reverter nosso gasto com energia, que hoje não é pequeno, em saúde pública. Atualmente, nossos atendimentos são em mais de 70% SUS, realmente as contas não fecham e a expertise tanto do HBU quando da Unimar em usar a criatividade e tecnologia, além de tudo que tem de mais moderno no mercado, não só nacional quanto mundial, para fazer a diferença em Marília. Estamos confiantes que vai servir de exemplo para muitos Hospitais e que vamos fazer a diferença”, celebra.

O Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, destaca a alegria de inaugurar a Usina Fotovoltaica com a presença do Ministro. “Nos sentimos honrados pelo Ministro ter aceito o convite e pela abertura de caminho educacional dentro da sua área, porque queremos seus conselhos e visão de responsabilidade ambiental para ajudar a todo Brasil. Quero agradecer a todos que participaram conosco neste momento, foi um prazer recepcioná-los”, diz.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.