No processo também são réus o Barcelona, o Santos, os pais do jogador e alguns ex-dirigentes dos clubes envolvidos na negociação

O atacante Neymar vai enfrentar um processo na Justiça da Espanha que pode levar a sua prisão. A informação foi divulgada pela imprensa espanhola e se refere a um processo por irregularidades na época em que o jogador se transferiu do Santos para o Barcelona. O julgamento começa segunda-feira e, se condenado, o jogador pode ser preso e ficar de fora da Copa do Mundo.

Neymar se transferiu para o Barcelona em 2013. Na época a empresa brasileira de investimentos DIS, que apresentou a ação que levou ao julgamento, recebeu um valor de comissão menor do que tinha direito, segundo a mesma. Isso porque o jogador teria ocultado o valor real com a ajuda dos clubes.

No processo também são réus o Barcelona, o Santos, os pais do jogador, Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell, ex-dirigentes do Barcelona, e Odílio Rodrigues, ex-presidente do Santos. Caso seja comprovado que o valor foi ocultado, Neymar teria fraudado o fisco espanhol.

O julgamento começa nesta segunda-feira e deve se estender até 31 de outubro. Mas existe a possibilidade de recursos e uma pena de prisão de cinco anos, como pede a acusação, é pouco provável (a Promotoria pede dois anos de reclusão e multa). Além disso sempre existe a possibilidade de pagamento de multa. O fisco espanhol já foi alvo de problemas para outros craques como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Os advogados de Neymar vão tentar anular a realização do julgamento alegando que o jogador não pode ser julgado na Espanha pela transferência, uma vez que é cidadão brasileiro e a transação ocorreu quando ele ainda estava em solo brasileiro.

A CBF não se posicionou sobre a possibilidade. Mas internamente a entidade acompanha a situação com certa preocupação. Menos pelo risco de prisão e mais pelo aspecto psicológico. Já o técnico Tite não deve se posicionar sobre o assunto.

Hoje no PSG, Neymar vive uma boa temporada. Mas fora de campo o seu relacionamento com Mbappé, companheiro de clube, tem sido alvo de polêmicas. Ambos não têm uma convivência muito agradável no Parc dos Princes.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.