Os cursos de Ciências Agrárias da Universidade de Marília (Unimar) receberam mais de 280 alunos do ensino médio de seis Escolas Técnicas Agrícolas da região para o “Dia de Campo”, em que puderam conhecer a metodologia de ensino da Instituição e todos os laboratórios de práticas,
incluindo a Fazenda Experimental.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unimar, Ronan Gualberto, receber os alunos foi uma grande satisfação. “Recebemos seis ETECs na Unimar para apresentar nosso espaço. Essa parceria com as escolas é antiga, mas antes fazíamos visitas para apresentar as profissões, esse ano inovamos e trouxemos os alunos para conhecer toda a infraestrutura diferenciada da Unimar, assim, fazendo com que eles conheçam o processo de aprendizado dos cursos de medicina veterinária e agronomia. Eles estão amando e a gente fica feliz em apresentar a nossa Universidade”, destaca.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, fala sobre a importância desse momento de interação entre os acadêmicos e os alunos do ensino médio. “Nesse Dia do Campo, os nossos acadêmicos são os protagonistas, já que estão apresentando os cursos e
os laboratórios, sem contar que eles idealizaram e construíram todo esse passeio. Nós temos a metodologia que desenvolve as competências humanísticas, que é formar líderes e gestores, então é mais do que um dia de visita, é mais um processo de aprendizagem. São 58 acadêmicos que estão de forma ativa guiando esses alunos, com a minha supervisão e a do Ronan. Parabenizo a cada um dos nossos alunos”
, ressalta.

O Dia de Campo foi um projeto idealizado pelos cursos de Ciência Agronômica da Unimar, com o objetivo de apresentar a metodologia diferenciada de ensino e os laboratórios. A visita começou no bloco 8, em que os alunos participaram de um café da manhã com os acadêmicos para conhecer os curso e o corpo docente, de lá seguiram para os laboratórios de anatomia animal, hospital veterinário, campo iluminado, laboratório multidisciplinar de engenharia agronômica e fábrica de ração. Finalizando o dia na Fazenda Experimental, em que conheceram a leiteria, maquinário, horta, fazendinha e ainda assistiram a uma demonstração sobre a utilização de drone de pulverização.

A acadêmica do segundo ano de agronomia noturno, Yasmin Pelarigo Bordignon, além de ajudar na organização, estava acompanhando uma das escolas no tour. Para ela, todo o processo foi enriquecedor. “Eu fiquei muito feliz em fazer parte do time que organizou todo esse passeio e agora a gente vê a alegria desses alunos em conhecer uma área que eles têm afinidade. Tenho certeza que em breve, esses alunos estarão aqui conosco”, celebra.

A aluna da Escola Agrícola de Garça – Etec Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros, Ana Flora, estava animada com a visita. Ela que pretende se formar em um dos cursos ofertados pela Unimar, ficou feliz de conhecer de perto a infraestrutura do campus. “Foi uma experiência única estar aqui no Dia de Campo, porque aprendi muitas coisas que vão agregar mais no meu ensino”, conta.

A aluna da Escola Agrícola de Garça, Rafaela Daloia, também animada com tudo que viu no passeio, disse que vir pra Unimar é uma certeza. “Que experiência esse Dia de Campo, foi muito legal poder conhecer toda a infraestrutura. Eu que já gosto da área e pretendo seguir uma carreira, tenho certeza que vou estudar aqui”, afirma.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.