No dia de ontem, sexta feira, 9 de setembro, foi celebrado o dia do Médico Veterinário, um profissional indispensável para a sociedade pela sua atuação na saúde única, que integra a saúde animal, humana e ambiental. A profissão, que segue em constante crescimento, vem se transformando com o avanço da tecnologia, mas segue estruturada a partir dos conceitos práticos e humanísticos, metodologia que faz o curso da Universidade de Marília (Unimar) há 35 anos formar gerações que se destacam e, assim, estando entre as melhores do estado de São Paulo.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, o Prof. Dr. Fábio Manhoso, destaca a importância da profissão. “Hoje é um dia muito especial para todos nós que militamos na profissão e que acreditamos que ela seja, realmente, importante para o desenvolvimento da humanidade e do país. A Medicina Veterinária tem uma pujança dentro das questões que envolvem a saúde única, que integra a saúde humana, animal e ambiental. Somos profissionais completos e que não estamos apenas nos cuidados, mas na produção de vacinas, envolvido nas questões de farmacologia, nas pesquisas científicas, enfim, nas mais diversas áreas”, destaca.

Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar é eleito  Vice-presidente do CRMV-SP, autarquia federal que normatiza a profissão

O curso de Medicina Veterinária da Unimar foi o primeiro curso privado do estado de São Paulo e, ao longo destes anos, foi responsável por contribuir com o desenvolvimento de muitas regiões e, principalmente, por transformar vidas. “Ao longo dos 35 anos, sempre tivemos como meta buscar a qualidade, acima de tudo, e somos um curso tradicional que busca sempre a inovação, por meio da tecnologia e a nova linguagem, com metodologia de ensino que integra o aprendizado em sala de aula e nos campos práticos, acompanhando a evolução da sociedade em que vivemos. Nenhuma frase identifica tanto o nosso curso como esta: tradição com inovação”, complementa o coordenador.

Com metodologia de ensino baseado nas competências humanísticas, conta com corpo docente formado por mestres e doutores e vastos campos de atuação prática. Além de ser uma das poucas Universidade que oferece o Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária e o Mestrado Profissional.

Ao longo de 35 anos, o curso de Medicina Veterinária da Unimar formou mais de 2,5 mil profissionais, que vêm se destacando no mercado, na docência, na pesquisa e nos conselhos municipais, estaduais e federais, sempre contribuindo para o fortalecimento da profissão. Muitos destes profissionais, transferiram sua paixão pela profissão aos filhos, que se tornaram também, alunos da Universidade de Marília.

O egresso da Unimar, Ricardo Prado, acredita na força da profissão e como ela beneficia a população, tendo orgulho de ter transferido para o filho o amor pela Medicina Veterinária. “Me formei no ano 2000 e tenho muito orgulho de ter estudado na Unimar e ver que meu filho, João Ricardo, também está estudando na mesma Universidade e seguindo a profissão, que ao meu ver, é muito bonita e que trabalha sempre para a segurança, seja ela alimentar ou zoonoses. Fico muito alegre ao ver esta nova geração seguindo os mesmos caminhos que sonhamos”, diz.

O acadêmico do 2º ano da graduação, João Ricardo Nakid Prado, conta como é seguir os passos do pai. “Seguir a carreira do meu pai é muito gratificante, porque desde muito pequeno eu estava com ele no dia a dia profissional. Quando escolhi cursar na mesma Universidade, senti realmente que faço parte de uma história. E o que é mais interessante, foi ao descobrir que a nossa profissão não trabalha apenas com animais e sim, com a saúde única e há uma vasta área de atuação, o que nos abre um grande leque de oportunidades”, conta.

A Médica Veterinária Flávia Rossi, formada na 7ª turma da Unimar, conta como se sente feliz em saber que a filha segue seus passos profissionais. “Há 23 anos trabalho com a nutrição de cães e gatos e tive a oportunidade de acompanhar a grande evolução e transformação nesta área. Tenho certeza que a Medicina Veterinária continuará crescendo, evoluindo e contribuindo para o desenvolvimento do país com as novas gerações, como a minha filha que está no terceiro ano e já está trabalhando para dar continuidade a tudo que nós, médicos veterinários, conquistamos até aqui e, é claro, que isso me enche de orgulho”, ressalta.

Celebrando a data ao lado da mãe, a acadêmica Ana Flávia Rossi de Almeida, destaca sua escolha. “Eu sempre tive muito contato e admiração pela profissão, que está envolvida na sociedade como um todo, desde a parte do cuidado nos pequenos e grandes animais, nas clínicas, até na garantia de um produto de qualidade na nossa mesa e, para mim, sempre foi admirável. Eu acho que é uma área que ainda tem muito a evoluir e me preparo para contribuir com esta evolução. É com muito orgulho que me espelho na minha mãe e no meu pai, também veterinário, que sempre foram um modelo a ser seguido pelo profissionalismo e amor pela profissão, sem contar a competência que possuem”, conta.

O acadêmico do 5º ano da graduação, Gabriel Silva, destaca a felicidade em ter aprendido a profissão na Unimar, assim como o pai, e agora dar continuidade em seu trabalho. “Ter a oportunidade de me formar na mesma Universidade que meu pai, que é uma das melhores do Brasil, e atuar com ele é a realização de um sonho. Um homem que, além de pai, é um professor e um espelho para mim, porque aprendo todos os dias, algo que não tem palavras”, fala.

O egresso Gibson Silva, se formou em 1998 na Unimar e atualmente trabalha no estado de Tocantins com reprodução bovina. “A presença dos médicos veterinários tem sido constante nas fazendas, levando todo o conhecimento e emprego das biotecnologias, auxiliando os produtores nas tomadas de decisão no intuito de aumentar a produtividade. Escolhi a profissão quando criança e, agora, tenho a oportunidade de transmitir meus conhecimentos a um futuro médico veterinário, meu filho, é muito gratificante”, conta.

O amor pela profissão está presente na família de Luigil há três gerações. Ele, seu pai e seu avô, carregam o mesmo ofício com muito orgulho. “Eu, sendo descendente de médicos veterinários, não tive como escapar desta paixão. Essas são as minhas maiores inspirações e a minha intenção é levar o nome da família adiante e ser um médico veterinário tão bom quanto eles, porque é uma profissão muito linda em que a gente une a saúde humana e animal, que está tudo girando em torno do bem estar de todos”, destaca.

O Médico Veterinário, Luigi Marega Neto, destaca a honra de carregar a profissão do pai, Paulo Marega, e agora, ver seu filho iniciando o curso. “A Medicina Veterinária é uma profissão que faz parte da vida das famílias, porque nós somos responsáveis por produzir, por inspecionar os alimentos e proteínas, para chegar com boa qualidade na mesa do produtor, sem contar que a gente é responsável por tratar, cuidar e zelar da saúde dos animais de estimação. Por isso que digo, é uma profissão das famílias e eu me orgulho mais ainda porque este ano, após 20 anos de formação, meu filho ingressa no curso na mesma Universidade que sai, somos a 3ª geração
cuidando da saúde única”
, comemora.

O amor pela profissão também transbordou e atingiu os quatro filhos do Médico Veterinário, Wilson Oslis Sanches Lucas. “Descobri quando comecei a atuar na área, após me formar em 1977, que o mais importante que a cura é a profilaxia das doenças e ter uma boa gestão da atividade, o que muitos fazendeiros não faziam. Assim, comecei a implementar métodos de gestão para que a propriedade tivesse um lucro, o que me trouxe grandes oportunidades e resultados. Acredito que meus filhos, vendo a evolução e resultado, se empolgaram e se formaram em Medicina Veterinária, todos na Unimar. Com a internet, comecei a pensar de outra maneira e, conforme meus filhos foram se formando, começamos a trabalhar em um site, que é uma ferramenta de apoio ao agronegócio. Hoje, todos atuamos juntos com o nosso conhecimento em veterinária”, conta.

Um dos filhos de Wilson, o Médico Veterinário Renato Fabrizzi Lucas, conta o que o levou a escolher a profissão do pai. “O que me inspirou a ser Médico Veterinário, e meus irmãos com certeza, foi o convívio que tínhamos com o meu pai nas atividades profissionais, porque em todas as oportunidades o acompanhamos. Ele vivia viajando para as fazendas para dar assistência e nós ficávamos observando como funcionava e, claro, ele como excelente profissional, não cuidava só da parte veterinária e, também, da gestão do negócio, fazendo isso muito bem feito e conseguindo ótimos resultados, o que inspirou não só a mim, mas quatro dos seus seis filhos”,
diz.

Ainda segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, é uma alegria ter feito parte de tantas histórias de sucesso. “Como é bom trazer estes exemplos no dia do Médico Veterinário, uma profissão de gerações. Quando você vê a carreira nas famílias, a tradição do curso, as histórias que se repetem, penso quão grande é a Medicina Veterinária e o amor que tem em torno desta profissão”, comemora.

“Quero cumprimentar a todos os Médicos Veterinários de Marília e região, principalmente aos alunos, e dizer da nossa alegria e honra em compartilhar mais um ano dentro da nossa profissão e lutamos para que ela seja, cada vez mais, reconhecida pela sociedade e pela grandeza que ela tem e representa”, finaliza Fábio.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.