O Dia do Motorista está sendo comemorado de forma diferente neste ano. A data, celebrada neste sábado, 25 de julho de 2020, enaltece o profissional que está trabalhando na linha de frente, em meio à pandemia de Covid-19.

Ao contrário dos anos anteriores, a comemoração não pode ser feita com uma festa na garagem. Desta vez, as empresas de ônibus estão homenageando os profissionais por meio das redes sociais, com vídeos e publicações.

Agora, o sorriso no rosto do profissional que recebe os passageiros com um sonoro “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” está encoberto pela máscara. Mesmo assim, o brilho nos olhos ressalta o orgulho que os motoristas têm de estar atrás do volante.

A importância do motorista se tornou mais evidente nos dias atuais, já que os serviços de transportes se mostraram essenciais para a mobilidade de quem está na linha de frente no combate à Covid-19, salvando vidas.

Diferente de anos anteriores quando algumas empresas tinham por hábito reservar a data para a famosa churrascada, em tempo de pandemia a criatividade explorou as redes sociais para realizar a justa homenagem à seus heróis do volante.

Sim! Existem 3 datas diferentes!

Elas surgiram por motivos diferentes e a seguir vamos explicar melhor cada uma. Veja:

30 de junho: Dia do Caminhoneiro em São Paulo

Surgiu em 1986, época em que o governador de São Paulo assinou uma lei que instituiu o dia 30 de junho como sendo o Dia do Caminhoneiro. É uma data regional.

25 de julho: Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas

Nesse dia se comemora o dia de São Cristóvão, que é o padroeiro oficial dos motoristas. Esse é o dia mais lembrado e também o mais antigo, sendo celebrado desde o século XV. Conta a história que São Cristóvão era um homem forte, que desejava servir o homem mais poderoso do mundo. Quando descobriu que este era Jesus, se converteu e passou a morar próximo a um rio, ajudando pessoas a atravessá-lo. Um certo dia, carregou um menino que ia ficando mais pesado à medida que se avançava. São Cristóvão reclamou que a sensação era a de carregar o mundo em seus ombros, quando o menino respondeu: “não está carregando o mundo, está carregando o seu criador. Eu sou Jesus, aquele a quem você serve”.

16 de setembro: Dia Nacional do Caminhoneiro

Essa data foi instituída em 2009 e ficou definida como o Dia Nacional do Caminhoneiro.

Apesar de 16 de setembro ser a data oficial, é em 25 de junho que mais se comemora. Existe até uma igreja no Rio Grande do Sul, às margens da BR-116, na altura do km  — a Igreja de São Cristóvão — que possui o formato de um caminhão e é frequentemente visitada por esses profissionais.

Em Marília haverá carreata hoje e missa virtual amanhã, domingo.

A exemplo dos outros anos e, devido a pandemia a tradicional homenagem será realizada de forma diferenciada para se evitar aglomerações. Neste sábado, haverá a famosa carreata que partirá da igreja São Miguel à partir das 19Hs percorrendo algumas ruas da cidade e retornando para o local da largada onde os motoristas receberão simbolicamente a benção. Os veículos não poderão parar no local.

Já a missa, será realizada, mas, somente poderá ser acompanhada pela internet via redes sociais da igreja, segundo informações colhidas junto ao Padre Júlio, responsável pela mesma e que coordenará as bençãos a todos os motoristas e caminhoneiros.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.