Descubra se estão roubando seu Wi-Fi e proteja-se! Dicas para identificar invasores e medidas preventivas para uma conexão segura em casa.

Se a velocidade da sua internet em casa está mais lenta do que o normal ou se a sua franquia de celular está se esgotando rapidamente, pode ser que alguém esteja roubando o seu Wi-Fi.

Além de ser uma prática antiética e até mesmo criminosa, essa situação pode representar riscos para você, uma vez que o seu IP público pode ser utilizado para atividades ilícitas registradas em seu nome.

Indicativos de roubo de Wi-Fi: internet lenta

Se a sua internet continua lenta, mesmo após reiniciar o roteador e verificar outras possíveis instabilidades, pode ser um sinal de roubo. Assim sendo, desconecte todos os dispositivos do Wi-Fi e acesse o aplicativo do roteador com seu smartphone.

Diante disso, se houver um consumo de banda de internet nesse momento, é possível que alguém esteja utilizando sua conexão.

Dispositivos desconhecidos

Acesse as configurações do seu roteador e verifique todos os dispositivos conectados à sua rede. Se encontrar algum dispositivo desconhecido, é provável ser o aparelho do intruso.

Isso porque alguns roteadores podem não identificar o modelo do dispositivo invasor, sendo recomendável o uso de programas específicos para essa finalidade.

Spam

Agora, se começar a receber muitos alertas de spam, pode ser um indício de que sua internet está sendo utilizada por outros, resultando em atividades suspeitas associadas ao seu IP.

Medidas de Prevenção:

Utilize senhas fortes, combinando letras, números e caracteres especiais. O uso de gerenciadores de senha pode aumentar ainda mais a segurança.

Desative o WPS do Wi-Fi

Desative o recurso WPS (Wi-Fi Protected Setup) para evitar conexões não autorizadas.

Bloqueio de dispositivos intrusos

Programe o roteador para permitir apenas dispositivos autorizados, negando automaticamente a conexão de aparelhos externos.

Atualização regular do roteador

Por fim, busque manter seu roteador sempre atualizado, instalando as últimas atualizações fornecidas pelos fabricantes para evitar falhas de segurança.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.