Embora haja mais pessoas na Terra do que nunca porque estamos vivendo mais, o crescimento populacional está em sua taxa mais lenta desde 1950, revelam dados da ONU.

O oitavo bilionésimo residente do mundo nasceu ontem, terça-feira (15), segundo projeções da Divisão de População das Nações Unidas. A população global atingiu oito bilhões – três vezes o tamanho que era em 1950 – e, embora haja mais pessoas na Terra do que nunca porque estamos vivendo mais, o crescimento populacional está em sua taxa mais lenta em mais de 70 anos.

Em 2020, a taxa de crescimento da população global caiu abaixo de 1%. Isso se deve em grande parte a uma taxa de natalidade reduzida, com mulheres tendo menos filhos devido à contracepção generalizada e melhor educação e mobilidade para mulheres e meninas.

A população global também está envelhecendo – 10% têm mais de 65 anos, e isso aumentará para 16% até 2050. Em 2050, o número de pessoas com mais de 65 anos será o dobro daqueles com menos de cinco anos.

Onde está crescendo mais rápido?

As duas regiões que mais crescem no mundo são o Leste e o Sudeste Asiático, com 2,3 bilhões de pessoas, e a Ásia Central e do Sul, com 2,1 bilhões de pessoas. China e Índia são os países mais populosos do mundo, com 1,4 bilhão de pessoas cada.

Com base nas projeções da ONU, a Índia ultrapassará a China pela primeira vez no próximo ano. Mais da metade do aumento projetado até 2050 estará concentrado em oito países: República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia.

Espera-se que os países da África Subsaariana contribuam com mais da metade do aumento previsto até 2050. Os maiores aumentos virão especificamente da República Democrática do Congo e da Tanzânia, com ambas as populações dobrando nos próximos 30 anos.

Em outros lugares da África, os maiores aumentos ocorrerão na Nigéria , Etiópia e Egito. Na Ásia, fora da Índia e da China, o maior crescimento acontecerá no Paquistão e nas Filipinas.

De maneira mais geral, 46 dos países menos desenvolvidos do mundo terão as populações de crescimento mais rápido entre agora e 2050. A maior parte desse crescimento (dois terços) será impulsionado pelo que já aconteceu – e pela estrutura jovem da população.

Onde a população está diminuindo?

A população mundial está crescendo mais lentamente do que em décadas devido a longos períodos de baixa fecundidade. Mais de dois terços das pessoas vivem em países onde as mulheres têm 2,1 filhos ou menos.

Este é aproximadamente o nível que produziria crescimento zero em todo o mundo. A população de 61 países diminuirá 1% ou mais entre agora e 2050 – devido à diminuição das taxas de natalidade ou ao aumento dos níveis de migração.

A guerra na Ucrânia está tendo um enorme impacto no tamanho de sua população – com projeções mostrando que terá perdido mais de 20% de sua população até 2050.

Quatro outros países da Europa Central e Oriental – Bulgária, Letônia, Lituânia e Sérvia – sofrerão reduções populacionais semelhantes nas próximas três décadas.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.