O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), afirmou que vai desembarcar na Venezuela, nesta segunda-feira (23/10), para acelerar o processo de importação de energia gerada pela usina hidrelétrica de Guri e integrá-la ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Queremos voltar da Venezuela com datas marcadas. Se a linha estiver segura e a produção de energia em Guri estiver dentro da normalidade, acredito que, em 30 dias, já vamos ter essa energia chegando a Boa Vista”, destacou Silveira.

A declaração do ministro de Minas e Energia ocorreu após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada.

Silveira defende que a importação de energia da Venezuela vai trazer segurança energética para Roraima e poderá impactar positivamente na conta de luz da população, uma vez que terá redução na compra de óleo diesel pelas térmicas, responsáveis pela geração de energia do estado.

Roraima é a única unidade da Federação que não faz parte do SIN. Entre 2001 e 2019, o estado importou energia da Venezuela. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nos primeiros meses de sua gestão, decidiu interromper a compra de energia do país vizinho.

Em agosto, Lula e Silveira assinaram um decreto para retomada da compra de energia da usina de Guri, na Venezuela.

“O decreto permitirá realizar contratos para trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil”, afirmou o ministro na época.

No último apagão, registrado em agosto de ano, Roraima foi o único estado que não foi afetado pela falta de energia. A unidade da federação é abastecida pelas termelétricas locais operadas pela empresa Roraima Energia.

O apagão afetou o Distrito Federal e 25 estados do país. A falta de energia afetou, em especial, serviços de saúde, escolas e o transporte nas grandes capitais.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.