O Bispo Dom Paulo Roberto Beloto revelou a motivação da saída do vigário da Paróquia Santa Luzia. O padre Ferdinando Henrique Pavam Rubio, que era vigário da Paróquia Santa Luzia, no bairro São Joaquim em Franca, será pai de uma criança.

No dia 5 de setembro, a Diocese de Franca havia emitido um comunicado informando que o padre foi afastado das obrigações do estado clerical e do celibato – abstinência sexual.

Após quase um mês do informativo, surgiram boatos que o motivo pela saída de Ferdinando seria um envolvimento com uma mulher que estaria grávida.

Na quarta-feira, 4, em uma resposta ao questionamento realizado pela imprensaum e-mail assinado pelo Bispo Dom Paulo Roberto Beloto, que por sinal, já passou por Marília, revelou que a motivação da saída do padre foi por conta de um envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez.

“A Igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade”, disse trecho da nota assinada pelo bispo.

“Mediante isso, acima de quaisquer especulações, unamo-nos em oração por este nosso irmão, a fim de que ele seja feliz nesta nova etapa de sua vida”, publicou a Diocese em seu perfil oficial no Instagram.

Com a dispensa, padre Ferdinando já deixou todas as funções que exercia à frente da Paróquia Santa Luzia em Franca.

Agora, ele deve recorrer ao Vaticano para validar a dispensa. Segundo o Direito Canônico, que rege a Igreja Católica, padres não podem ter relacionamentos amorosos nem se casar.

“Ele deixou de exercer o ministério sacerdotal e as suas funções pastorais. Está suspenso de Ordens, até que obtenha o rescrito [nome dado a um ato administrativo baixado por escrito pelo Papa] proveniente da Santa Sé.”

Ferdinando é natural de São José da Bela Vista (SP) e foi ordenado padre há oito anos. Ele era um dos líderes espirituais da Paróquia Santa Luzia, no bairro São Joaquim, desde janeiro de 2023. Antes, ele havia passado pelas paróquias São Pedro, no bairro Vila Europa, e Santa Gianna, em Franca. Ele também foi reitor do Seminário Propedêutico.

Atualmente, após o acolhimento da dispensa pela Diocese, o padre aguarda o rescrito proveniente da Santa Sé confirmando a dispensa –  um protocolo da Igreja católica.

O padre Ferdinando foi procurado pela equipe de reportagem para comentar o assunto, não negou a informação, mas preferiu não se manifestar.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.