Agora é possível solicitar pelo celular trabalhos como tapa-buraco, poda de árvore e denúncias de violência contra mulher e racismo

A Prefeitura de São Paulo ampliou o serviço 156 para a população da capital. Agora, é possível solicitar serviços e acompanhar o andamento de pedidos também pelo Whatsapp a partir do Chat SP156.

Para utilizar o chatbot, basta adicionar o número (11) 3230-5156, no WhatsApp, e mandar uma mensagem. Caso o usuário necessite de um serviço ainda não disponível no chat, será transferido para um atendimento humano na própria plataforma.

Nesta fase, de operação assistida, estarão disponíveis 11 serviços fixos considerados essenciais e um irá variar segundo o calendário da cidade e do cronograma da Prefeitura, como o “Baixas Temperaturas”, no inverno, e o de “Altas Temperaturas”, no verão. Já, no período de chuvas, o serviço de “Alertas de alagamento”.

A expectativa é de incluir ao menos duas novas opções a cada mês.

A lista de serviços já disponíveis no Chat SP156 inclui:

  • Tapa-Buraco, solicitação de atendimento social durante a operação Baixas Temperaturas;
  • Adoção de cães e gatos;
  • Denúncia de casos de violência contra mulher e racismo;
  • Solicitação de avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção de árvores;
  • Remoção de entulho e grandes objetos em via pública e de veículos/carcaças abandonados na via pública;
  • Limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita;
  • Solicitação de vistoria de possíveis focos de dengue;
  • E pedido de manutenção, conserto e/ou limpeza de ponto de ônibus.

Não é necessária nenhuma senha ou cadastro para acessar o chatbot. Porém, para solicitar alguns serviços como adoção de cães e gatos, é preciso estar cadastrado no SP156.

O Chat SP156 é mais uma opção de atendimento aos cidadãos, ao lado do Portal 156, do aplicativo SP156 e da Central Telefônica 156, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).

*Um chatbot é um programa de computador que usa inteligência artificial (IA) e processamento de linguagem natural (NPL) para entender as dúvidas do cliente e automatizar as respostas a elas, simulando uma conversa humana. Atualmente, a tecnologia chatbot é utilizada em vários tipos de serviços, como de bancos, telefonia e compras.

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