Uma apagão generalizado causou transtornos a milhares de cidadãos brasileiros em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal no começo da manhã desta terça-feira (15), afetando o fornecimento de energia elétrica a partir de 8h30 e causando queda também em operadoras de telefonia e outros serviços. A rede voltou a ser estabelecida por volta das 9h16.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), “houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste”, causando uma interrupção de energia de pelo menos 16 mil megawatts (MW).

Uma ação orquestrada para interromper de forma proposital a energia nas regiões Sul e Sudeste evitou a propagação do problema.

Às 10h45, foram recompostos 30% da carga da região Norte e 75% da região Nordeste. A energia foi restabelecida em todo o Sul e Sudeste. Roraima foi o único estado brasileiro que não registrou falta de energia por não estar ligado ao Sistema Interligado Nacional.

A equipe do Ministério de Minas e Energia (MME) afirma que está trabalhando para que a carga seja totalmente restaurada o mais breve possível.

Causa do blecaute

Segundo O Globo, informações preliminares apontam que uma falha na subestação Xingu pode ter sido responsável pelo apagão por falha na transmissão da usina de Belo Monte. A causa segue em investigação pelo ONS.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.