A prefeitura de Mauá, no ABC Paulista, apresentou no final da tarde de ontem, sexta-feira, 22 de outubro de 2021, o projeto ‘Nova Estação’, para reformulação do terminal de ônibus central, ao lado da estação da linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Segundo a gestão do prefeito Marcelo Oliveira, haverá uma espécie de mini-shopping no espaço integrado aos serviços de ônibus.

“O local contará com estrutura moderna, que garantirá em um mesmo espaço rodoviária, comércios e serviços públicos, um verdadeiro centro de convivência, com segurança e praça de alimentação.” – diz nota da administração.

Parte da estrutura vai ocupar um espaço na Praça 22 de Novembro, em frente ao atual terminal no centro da cidade, que é tombada pelo Patrimônio Histórico. As obras são de responsabilidade da empresa Demac Empreendimentos Imobiliários e Participações e o modelo de contrato de concessão do espaço será de PPP (Parceria Público Privada).

Antigo, o atual terminal além de não oferecer áreas de convivência, é escuro, tem problemas de ventilação e o espaço é pequeno para a quantidade de ônibus e linhas que cresceu na cidade nos últimos anos.

Pelos cálculos, 150 mil pessoas passarão pelo terminal, tanto pela manhã quanto no final da tarde e início da noite

Por esta razão, o Terminal Central de Mauá passará por uma intensa reforma de modernização que deve estar pronto, entre a apresentação do projeto e a execução da obra, em até dois anos e meio. A ideia é que o espaço seja mais eficiente e atenda a crescente demanda de usuários, que atualmente está em 120 mil por período e até 2030 será de 143 mil (previsão realizada antes da pandemia).

A intenção é que futuramente haja a integração tarifária entre o transporte coletivo municipal, o intermunicipal e os trens metropolitanos, pois hoje não existe um convênio e um programa de compensação tarifária entre o município, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Ainda sem data definida para que esta ação entre em operação, o que já está certo é que o local terá os moldes de estações de metrô da Capital, com escada rolante e áreas locáveis para lojistas como galerias e quiosques.

Mauá avança concessão de terminal rodoviário - 14/12/2019 | Diário do  Grande ABC

A mudança foi pensada porque, embora a localização do Terminal seja privilegiada para atender as necessidades da população em geral, as condições de operação estão comprometidas porque o espaço não foi planejado adequadamente, sendo resultado de uma série de adequações improvisadas. As instalações estão ultrapassadas e atendem de maneira precária a demanda e às necessidades operacionais.

Com a modernização, a nova estrutura terá capacidade de atender um fluxo maior de usuários, oferecendo serviços diferenciados e dando mais segurança, tanto para quem trabalha no local quanto para quem utiliza o transporte.

Enquanto isso, Marília segue com o seu arcaico terminal urbano completamente abandonado, estrutura ultrapassada para a atual realidade em mobilidade urbana e com uma arquitetura urbanística vergonhosa. Ao lado, um camelódromo que expõe em risco a vida de comerciantes e consumidores. Até quando se iludir com simples reformas baseadas apenas em um pincel de tinta ??? Falei e tenho dito..

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.