Antes que haja qualquer comentário pernicioso, como de costume dos “defensores de plantão”, deixamos bem claro que realmente a foto é uma imagem meramente ilustrativa, mas, que retrata uma possibilidade real de ocorrer neste final de semana com os moradores da zona norte de Marília, que engloba mais de 50 bairros e com uma população estimada de 60 mil moradores.

O fato ocorre porque desde a última terça feira (10 ) o Departamento de Água e Esgoto de Marília ( DAEM ) detectou mais uma vez a queima da bomba do PG 03 no bairro Santa Antonieta. Trata-se da Bomba do poço profundo do aquífero Guarani, portanto com impacto em grande parte da zona norte que já sofre nas torneiras a a escassez do liquido precioso.

Para se ter ideia, com a paralização do P3, cerca de 200 mil litros de água por hora deixam de ser captados e jogados na rede e com isto, quem sofre mais uma vez é a dona de casa na hora de lavar a roupa da semana, fazer comida e a família tomar banho. A única fonte particular que atende a região se localiza nas Estruturas Metálicas do Brasil, do ex prefeito Tato Ambrósio que nos últimos 4 dias voltou a formar imensas filas.

No site do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília ) não consta nenhuma informação, aliás, desatualizado desde 2020, no entanto, pelo que outros sites de noticias informaram, uma nota teria sido divulgada via assessoria de imprensa da prefeitura com o seguinte teor ; ““As equipes estão finalizando o processo para realizar a manutenção. Nossa expectativa é [que] segunda-feira esteja regularizado a situação”, informou em nota.

Enquanto isto, nenhuma medida emergencial é tomada, visando amenizar as dificuldades não só dos moradores, mas, também de comerciantes, principalmente, bares, lanchonetes, restaurantes e pizzarias que não possuem grandes reservatórios para uma escassez de quase uma semana.

Por um outro lado, sendo uma das 100 prefeituras que mais arrecadam no país, com uma receita que ultrapassa a casa da 1, 3 bilhões de reais, sobra dinheiro para publicidades desnecessárias em jornais e sites de noticias e contratação de cargos comissionados, mas, falta para um politica de investimentos na saúde e principalmente no DAEM, que parece estar sendo deixado em frangalhos para induzir a opinião da população em caso de uma situação de concessão do departamento.

FILTRO CAPACITIVO : Existe solução para o problema, basta apenas “boa vontade”.

Filtro Capacitivo

Como já citamos existe recursos para extravagâncias e auto promoção, porém falta para o essencial e o exemplo está aqui. Segundo técnicos especializados o valor total do investimento não chegaria à 3 mihões de reais em todo o departamento. Chama-se FILTRO CAPACITATIVO e funciona como no break. Quando a energia volta evita a queima dos equipamentos e produz uma economia de 10% no uso da energia.

Filtro capacitivo é um equipamento eletrônico que possui tecnologia autônoma em paralelo em rede, responsável por filtrar e desviar para o solo as interferências causadoras de distorções, incluindo as frequências harmônicas que estão presentes na rede elétrica.

Os Filtros Capacitivos desenvolvidos com exclusividade pela Lumilight do Brasil são blindados, possuindo 0% de índice de umidade interna, otimiza a rede elétrica e corrige as distorções que são responsáveis por causar enormes prejuízos a motores e equipamentos eletrônicos utilizados na indústria, comércio e residências.

Enquanto isto, a população da zona norte de Marília viverá um final de semana sem água nas torneiras e vivendo a expectativa da venda do departamento. Ficam no ar perguntas como; ” A quem interessa a queima constante das bombas ??? O sucateamento do DAEM seria proposital ???

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.