“Vocês conhecem o astronauta Marcos Pontes?” Com essa pergunta, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deu início a uma rápida palestra motivacional a alunos da rede pública estadual, como se fosse um professor, no primeiro dia do ano letivo, na manhã dessa sexta-feira (3/2).

Tarcísio visitou a Escola Estadual Rômulo Pero, em Santana, zona norte da capital, em uma agenda oficial para acompanhar a volta às aulas no estado. Ele cumprimentou professores e estudantes, ouviu um coral de música e escutou uma detalhada explicação de um projeto de ciências que acompanhava a evolução de lagartas.

Sorridente, Tarcísio visitou as salas de aula e, em uma delas, começou uma conversa com alunos que logo se transformou em uma palestra para estimular os estudantes a sonhar. Foi aí que o governador usou o exemplo do astronauta Marcos Pontes, aliado político com quem trabalhou no governo de Jair Bolsonaro.

Pontes foi ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e se elegeu senador pelo PL na chapa de Tarcísio, em outubro do ano passado. Na frente da lousa, com os alunos em suas carteiras, o governador citou Pontes, que foi, como eles, aluno da rede pública estadual paulista.

Após se formar em engenharia aeronáutica e se especializar, acabou selecionado para uma missão do Brasil ao espaço, em 2006. Mais tarde, nas redes sociais, o governador disse que seu desejo é que “cada aluno sonhe alto”.

Primeira visita a uma escola

Engenheiro e militar do Exército, com passagens por cargos técnicos no governo federal antes de ser nomeado ministro da Infraestrutura por Bolsonaro, Tarcísio fez sua primeira visita a uma escola como chefe do Executivo.

No local, anunciou a realização de um concurso público para contratar 15 mil professores e o congelamento, neste ano, da abertura de novas vagas para o ensino de tempo integral.

A escola visitada pelo governador tem nota 5,8 nos anos finais do ensino fundamental do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), resultado superior à média do estado (5,4).

Após conhecer toda a estrutura, ele tomou café da manhã no refeitório dos professores com dirigentes da escola, técnicos do governo e os secretários Renato Feder (Educação) e Gilberto Nascimento Junior (Desenvolvimento Social).

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.