O Partido dos Trabalhadores perdeu a prefeitura em cidades estratégicas no interior paulista e na Grande São Paulo. A perda mostra a redução do poder político da sigla do presidente Lula e do avanço de partidos de centro e direita que conquistaram mais municípios.

Uma das maiores perdas foi a cidade de Araraquara, uma cidade interiorana com mais de 230 mil habitantes que até dezembro deste ano está sob o comando de Edinho Silva (PT). Ao contrário do que as pesquisas indicavam, o vencedor na eleição deste domingo (7) foi Dr. Lapena (PL), e não Eliana Honan (PT).

A ex-secretária da Saúde era apontada como favorita para sentar na cadeira da Prefeitura de Araraquara e contou com apoio de peso em sua campanha, como o ministro Fernando Haddad e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que foram até o município participar da campanha. O apoio, porém, não foi suficiente e ela foi derrotada com uma diferença de menos de 5 mil votos. O candidato do PL teve 49,18% dos votos, e a petista 45,16%.

Em São Carlos, o PT perdeu a prefeitura para Netto Donato (PP), que teve nomes importantes da direita em sua candidatura, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Donato teve 53,54% dos votos, enquanto Newton Lima (PT), teve apenas 39,85%.

Outra grande cidade do interior paulista que o Partido dos Trabalhadores perdeu foi Campinas, onde o prefeito Dário Saadi (Republicanos) foi reeleito com 66,77% dos votos. Já Pedro Tourinho (PT) teve 23,18%.

Em Ribeirão Preto a derrota foi ainda pior. O PT ficou em quarto lugar, enquanto que os dois nomes que irão para o segundo turno são o deputado federal Ricardo Silva (PSD) e Marco Aurélio Martins (Novo). Em Franca a história foi semelhante, o partido que governou entre 2001 e 2008 ficou de fora do segundo turno que será disputado por Alexandre Ferreira (MDB) e João Rocha (PL).

Já na cidade de São José dos Campos, o resultado foi pior: O PT amargou o quarto lugar. Wagner Balieiro (PT) teve 11,67%; à sua frente está o terceiro lugar, Dr. Elton (União Brasil) com 19,89%. E os dois candidatos que foram para o segundo turno: Eduardo Cury (PL), com 25,96%; e Anderson (PSD), com 39,66%.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.