Algumas culturas acreditam que o número 13 dá azar, e crenças populares e o cinema ajudaram a difundir esse pensamento

Associada geralmente ao terror e ao suspense, por conta dos clássicos filmes de terror, a sexta-feira 13 sempre é uma data muito aguardada no calendário, sendo envolta de superstições e curiosidades. A origem é incerta, mas em algumas culturas acredita-se que 13 é o “número do azar”.

Alguns cristãos acreditam que as sextas-feiras são “infelizes” pois, segundo a Bíblia Sagrada, Jesus foi crucificado e morto neste dia semana. 

Outros eventos do cristianismo também ocorreram em uma sexta: 

  • Adão e Eva comeram o fruto proibido da Árvore do Conhecimento; 
  • Caim matou o irmão Abel;
  • Da em que o Templo de Salomão foi derrubado; 
  • Data em que a arca de Noé zarpou no Grande Dilúvio.

O número 13 foi o dia da Última Ceia e Judas, que traiu Jesus, foi o 13º convidado a chegar. 

Entrando no misticismo, nas cartas de tarô, a décima terceira carta do baralho representa a morte. Mas, há tanto crenças de que isso significa uma mau presságio quanto de que representa renovação. 

Nos Estados Unidos, há uma forte cultura em torno do número 13. Há pessoas que evitam viajar, fechar negócios e tomar decisões importantes nestes dias, pois acreditam que trará má sorte. Em alguns locais, elevadores não têm o botão do 13º andar.

Isso ocorre pois na cultura norte-americana e europeia surgiu a Triscaidecafobia, que é o medo irracional do número 13. 

Superstição com gato preto em sexta-feira, 13, pode dar cadeia

Seja qual for a cor do bichano, maus tratos é crime ambiental

A relação entre gatos pretos e a sexta-feira 13 tem origem na Idade Média. Durante esse período, acreditava-se que os gatos de pelagem escura estavam ligados à bruxaria e ocultismo. A superstição de que cruzar com um gato preto nessa data traz má sorte está associada à crença de que esses felinos eram bruxas transformadas em animais. A cor preta, por sua vez, foi associada ao mal.

A sexta-feira 13, considerada um dia de azar, ganhou essa reputação principalmente por conta do cristianismo, que atribui à data o dia da crucificação de Jesus e ao número 13 a presença dos apóstolos na Última Ceia.

Apesar de a superstição ser antiga, ainda hoje, em datas como o Halloween e a sexta-feira 13, há registros de maus-tratos a gatos pretos. Em algumas situações, adotantes buscam esses animais com a intenção de usá-los em rituais, aumentando a preocupação de ONGs de proteção animal.

Além disso, a adoção de gatos pretos é menos comum devido a esses mitos, e muitos desses felinos passam mais tempo em abrigos à espera de uma família.

A associação entre gatos pretos e azar, embora sem fundamento, persiste em algumas culturas e é motivo de alerta para a proteção desses animais em dias considerados de má sorte.

Portanto, se você tem um gato preto em casa (ou até mesmo um cachorro de pelos pretos), redobre os cuidados durante essa época!

Caso presencie práticas de crueldade e/ou maus tratos animais, disque 190. A denúncia também pode ser feita anonimamente pelo 181 ou diretamente no Ibama pelo 0800 61 8080. Sempre que possível, filme, tire fotos ou vá até o local acompanhado de testemunhas.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.