O Dia Nacional da Pizza (10 de julho) é comemorado desde 1889, quando o rei Humberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita foi elaborada pelo pizzaiolo Rafaelle Esposito, em Napole, na Itália, no séculos XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: muçarela (branco), tomate (vermelho), manjericão (verde), dando origem à pizza margherita.

Que tal aproveitar este domingo (10) para experimentar sabores e estilos de redondas diferentes na cidade? Em Marília, não faltam opções com grande variedade de sabores e de casas especializadas na iguaria italiana.

No entanto, é bom ir preparado, pois no Dia da Pizza uma notícia nada boa atinge o bolso dos fabricantes e apreciadores da iguaria italiana que ganhou o paladar do brasileiros: os preços dos ingredientes mais tradicionais para a fabricação da massa chegaram a saltar quase 50% somente neste ano.

São Paulo, SP - 06.07.2022 - Sacolão - Sacolão da rua Caio Craco, zona oeste da cidade. Oferta de legume, verdura, frutas e hortaliças, tempero etc. Foto Edu Garcia/R7

A maior alta entre os itens é a da cebola, presença garantida nas pizzas de calabresa e portuguesa, que subiu 48,23% no primeiro semestre, segundo dados do IPCA ( Índice Nacional de Preços ao Consumidor )
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Entre os ingredientes utilizados para a fabricação da massa, a farinha de trigo apresentou a maior alta, de 24,61%. Na sequência, aparecem o sal (+8,74%), o fermento (+5,22%) e o açúcar (+0,8%)

Entre os ingredientes utilizados para a fabricação da massa, a farinha de trigo apresentou a maior alta, de 24,61%. Na sequência, aparecem o sal (+8,74%), o fermento (+5,22%) e o açúcar (+0,8%). Em outras palavras fica fácil deduzir que neste ano a celebração acontece em meio a um momento difícil para o setor, que, via de regra, até conseguiu atravessar bem pelos momentos mais críticos da pandemia do novo coronavírus, mas agora tropeça na inflação e se preocupa com a perda de poder aquisitivo por parte da população.

Ao longo dos últimos anos, o número de pizzarias na Capital Nacional do Alimento vinha crescendo de forma consistente. No entanto, nossa reportagem manteve um contato com a secretaria de indústria e comércio de Marília que não soube informar o número exato de estabelecimentos na cidade. Visualmente é notório que no pós pandemia o número diminuiu, mas, mesmo assim, Marília ainda é considerada a terra da pizza, não pela política ( kkkkk) mas, pela quantidade de opções.

Sócio-proprietário da tradicional JP PIZZARIA, João Augusto dos Santos comenta que atravessar os momentos mais críticos da crise sanitária provocada pelo coronavírus foi menos difícil para as pizzarias do que tem sido superar o ano de 2022. Isso porque, explica ele, 80% das vendas da rede de pizzarias já aconteciam por delivery e, além disso, os pedidos também chegaram a crescer nos últimos anos. Para 2022, por exemplo, a expectativa que se venda 10% a mais do que no ano passado.

O que acontece, no entanto, é que a alta no preço de insumos tem sufocado os negócios. “O que a gente pegou de janeiro para cá eu nunca vi igual”, diz o empresário, que está no ramo das pizzas há mais de vinte anos e relata que, hoje, a inflação já ‘come’ 25% da rentabilidade de seu negócio.

“Eu tenho 120 produtos de insumo e 50 desses produtos representam 85% de tudo o que eu compro. A média de aumento desses 40 produtos foi de 25%, até razoável. Agora, se eu pinçar os sete produtos que mais utilizo [mussarela, cebola, tomate, farinha, óleo de soja e frango] e que representam 50% de tudo o que eu compro, sabe quanto foi o aumento médio desses produtos? 49,5% nos últimos seis meses”, desabafa o empresário.

‘Se antes pediam duas pizzas, agora pedem uma’

Além da inflação correndo solta, outra preocupação (e que ganhará mais importância daqui para frente) para as pizzarias é o poder de compra dos consumidores. João, comenta que o número de pedidos que seu estabelecimento pede não chegou a cair neste ano. O que acontece, no entanto, é que famílias que antes pediam duas pizzas e um refrigerante, por exemplo, agora estão pedindo só uma pizza e, talvez, o refri.

“As pessoas estão dando uma segurada a mais”, diz a empresário, explicando que a saída para manter o negócio saudável tem sido apostar na inovação para tentar conquistar novos clientes e manter um bom nível de vendas. “Estamos sempre inovando e investindo em promoções e eventos e tivemos um retorno muito positivo. Mas o ano de 2022 está sendo bem desafiador para todo mundo, está difícil absorver essa variação do preço”, concluiu.

Dia da Pizza

Foi a partir de uma iniciativa paulista que 10 de julho acabou por se consagrar como o Dia da Pizza. É que em 1985 o então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, promoveu um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso da iniciativa, o secretário escolheu a data de seu encerramento como data oficial de comemoração da redonda.

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