O setor produtivo da capital nacional do alimento começou o ano otimista com a reabertura plena do comércio e, a cada data comemorativa, vem se recuperando dos prejuízos causados pela pandemia, mesmo com a falta de criatividade da ACIM para atrair consumidores. Para o Dia dos Namorados — 12 de junho — não será diferente.
Em um rápido passeio em dois shopping’s e ruas principais da área central ao conversar com os comerciantes, conseguimos captar que a estimativa é de que, em 2022, registre-se um aumento nas vendas se comparado com o ano passado, quando a retomada econômica caminhava a passos lentos.
A pesquisa quase coincide levantamento feito pela Fecomércio detectou um salto na expectativa positiva dos lojistas de 30% para 70%. Além disso, a pesquisa aponta que o valor médio gasto pelos consumidores deve aumentar cerca de 84,56%, passando de R$ 114,45 (2021) para R$ 211,23 (2022). Os dados mostram também que os homens pretendem gastar cerca de 14,83% a mais que as mulheres. Enquanto eles desembolsam cerca de R$ 223,55, o público feminino deve gastar R$ 194,68.
Segundo o Sistema Fecomércio, o cenário atual é bem mais favorável do que o apresentado no mesmo período de 2021. A expectativa é boa, pois essas datas comemorativas vêm mostrando a recuperação da economia, mesmo que de forma lenta. Pelas projeções, os brasileiros sempre deixam para fazer as compras de última hora, e a previsão é que, as melhores vendas acontecerão nos dias 10 e 11 de junho.
O aumento no horário de atendimento que cria a expectativa de aumento no consumo.
Na campanha para o Dia dos Namorados consta no calendário o funcionamento do comércio no período da noite, na sexta-feira, dia 10. No sábado, dia 11, o funcionamento das lojas, também será estendido com o funcionamento até às 17 horas”
Esta será a segunda vez que as lojas do comércio de Marília abrem no período da noite neste ano. A primeira vez foi no mês passado com o Dia das Mães, e na sexta-feira, dia 06, as lojas abriram até às 22 horas, porém, como já frisamos, sem nem uma promoção especial como por exemplo com sorteio de brindes para atrair o consumidor.
Bares e restaurantes também se preparam
O dia de celebrar o amor é o momento ideal para comemorar, de forma ainda mais especial, com um almoço ou jantar a dois, cenário romântico e sabor marcante. No fim de semana de 10 a 12 de junho, restaurantes e pizzarias se preparam para apresentar programação para a data. A expectativa do setor é de um aumento de 50% no faturamento de bares , restaurantes e pizzarias.
A partir do momento que as coisas estão começando a voltar a normalidade e as pessoas estão se sentindo mais seguras, já que a maioria está vacinada, com isto, a estimativa é que o segmento tenha esse aumento em relação ao ano passado, que as coisas já estavam voltando a funcionar, mas com algumas restrições.
O momento é de muita expectativa para ambos os lados, comerciantes e consumidores, uma vez que todos sentiram o peso nos últimos dois anos. No entanto, apesar do otimismo, donos de estabelecimentos têm enfrentado crise e absorvido a alta dos preços de insumos para não assustar os clientes. Em síntese é impossível não admitir que a inflação está muito alta e vem preocupando o setor. Confira o aumento percentual de cada segmento e a expectativa de consumo em relação ao ano passado;
» Roupas/acessórios
25,21%
» Cosméticos/perfumes
20,36%
» Calçados/acessórios
14,54%
» Flores/cestas
11,22%
» Gasto médio
2021 — 114,45
2022 — 211,23
DIRETO DA REDAÇÃO