Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que
atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e no Pronto
Atendimento (PA) Sul estão passando por capacitação visando atender os
pacientes com sintomas de dengue. O trabalho está sendo feito por técnicos
da Direção Regional de Saúde (DRS) e por agentes da Secretaria Municipal
da Saúde.

Segundo o diretor João Paulo Bermudes, a capacitação tem o objetivo de
preparar a equipe para a recepção dos pacientes com dengue que estiverem
em situação de urgência e emergência. “Estamos definindo os protocolos, a
forma de atendimento e os procedimentos que as equipes vão adotar, para
acolher de forma eficiente os pacientes”, relatou.

Bermudes explicou ainda que os participantes receberam instruções sobre o perfil epidemiológico, a classificação dos pacientes, o atendimento em seus diferentes níveis (atenção primária, nas unidades de pronto atendimento e nas internações).

Conforme o diretor, a preocupação é continuar oferecendo um atendimento
de excelência, dentro dos protocolos do Ministério da Saúde e conforme a
necessidade dos pacientes que procuram as unidades. “Nós sempre tivemos
a preocupação de garantir um atendimento humanizado, conforme a
prioridade de cada um e para garantir o bem-estar da população”,
ressaltou.

Marília já registra, entre 1º de janeiro e 19 de fevereiro, quase mil casos de
dengue, com dois óbitos confirmados. A Prefeitura de Marilia decretou
estado de emergência e está adotando protocolos para o acolhimento dos
pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Saúde da
Família (USFs). “Tudo está sendo alinhado para que o município consiga
enfrentar o que está por vir. Vai ser preciso um trabalho conjunto e bem
organizado, para atender as pessoas que precisarem dos serviços públicos”,
ressaltou Bermudes.

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