O WhatsApp Enquete é o novo recurso do app de mensagens da Meta que chegou para usuários do iOS e Android nesta semana. As enquetes, também conhecidas como pesquisas de opinião, possibilitam consultar os integrantes de um grupo sobre determinado assunto por meio do voto.

A função nativa de criar enquetes serve tanto para bate-papos em grupo quanto para conversas particulares. Com esse recurso, é possível iniciar uma votação com até 12 opções diferentes de escolha. A cada novo voto, o app atualiza e mostra a porcentagem atual, exibe quem votou (e qual opção escolheu) e as respostas que lideram a disputa.

O recurso parece inspirado nos rivais Facebook Messenger e Telegram, já que ambos já permitem que usuários criem enquetes nas salas de bate-papo há algum tempo. A ferramenta de pesquisa de opinião no Zap será protegida com criptografia de ponta a ponta, como já ocorre com outras formas de interação do app.

Veja abaixo como fazer uma pesquisa de opinião com seus amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Como criar enquete no WhatsApp?

  1. Abra um chat qualquer;
  2. Se você estiver no iOS, pressione o sinal de mais (+) ao lado da caixa de texto da conversa; se estiver no Android, toque no ícone de clipe de papel;
  3. Toque na opção “Enquete”: ela é a última, na parte inferior, ao lado de “Contato”;
  4. Digite a pergunta ou tópico que deseja consultar as pessoas;
  5. Escreva as opções desejadas (no mínimo 2 e no máximo 12);
  6. Se quiser reordenar as opções, é só pressionar e segurar o ícone de três (iOS) ou quatro (Android) traços, na parte direita, arrastando com o dedo para a posição desejada;
  7. Confirme tocando em Enviar (iOS) ou no botão de avião de papel (Android).
As enquetes do Zap podem conter texto e emojis na pergunta ou nas opções (Imagem: Captura de tela/Felipe Freitas/Canaltech)

Como votar em enquete do WhatsApp?

Enquetes chegam ao WhatsApp no Android e no iPhone; saiba como usar
  1. Primeiramente, atualize o aplicativo para não ter problemas de visualização;
  2. Leia o título e as opções atentamente;
  3. Marque a resposta desejada para computar o seu voto;
  4. Caso precise mudar, é só desmarcar a escolhida e selecionar outra;
  5. É possível escolher mais de uma opção para votar em uma enquete, então a quantidade de votos pode superar a de pessoas no grupo.

WhatsApp em constante mudança

A ideia das enquetes é trazer mais engajamento para os grupos de maneira organizada, principalmente com a ampliação do número máximo de participantes para 1.024 pessoas. Imagine se os administradores precisassem registrar individualmente as respostas de cada participante a cada consulta. Seria extremamente trabalhoso organizar levantamentos de opinião.

Recentemente, o WhatsApp foi flagrado trabalhando em um recurso para silenciar automaticamente conversas em grupos com mais de 256 participantes. O objetivo é evitar o excesso de notificações devido à enorme quantidade de mensagens que esses chats podem receber.

As enquetes ainda não chegaram na versão web nem no aplicativo para desktop, porém é só questão de tempo — os desenvolvedores já trabalham na adaptação. O recurso é parte de uma atualização maior do Zap para receber as Comunidades, que começou a chegar no mundo inteiro na semana passada, mas só deve desembarcar no Brasil em 2023.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.