A data denominada “Novembro Azul” foi criada para conscientizar os homens sobre a importância dos exames regulares para detecção precoce de doenças como câncer de próstata.

Essa doença é a que mais atinge o sexo masculino após o câncer de pele. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), por ano, há cerca de 70 mil novos casos da enfermidade no Brasil. 

Segundo os especialistas, a maior parte dos tumores de próstata cresce de forma gradativa, sem apresentar uma ameaça à vida do homem. Mas há exceções que podem resultar em metástase (quando a doença se espalha para outros órgãos do corpo humano). Diante desse perigo iminente, todo homem deve fazer um acompanhamento regular com o urologista através de exames rotineiros.

Henrique de Menezes, urologista da clinica UroVitória,localizada em Vitoria/ES, reforça que os homens devem fazer um acompanhamento regular com um urologista para poder fazer exames e diagnosticar precocemente as doenças, principalmente o câncer de próstata.

Para se ter uma ideia da relevância dos exames regulares , o especialista revela que, “no caso do câncer de próstata, se submetermos o paciente ao toque retal e à dosagem do PSA, e diagnosticar a doença em fase inicial, ele possui até mais de 90% de chances de cura”.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a idade ideal para começar a fazer o rastreio do câncer de próstata é 50 anos (sem fatores de risco) ou com 45 anos, caso o paciente apresente fatores de risco (raça negra ou histórico familiar).

“Em relação receio dos homens para ir a uma consulta com um urologista, ainda existem muitos que acreditam na ideia de que ir ao urologista vai afetar o seu ego masculino. Mas tenho percebido que, nestes últimos tempos, como estamos discutindo mais sobre a saúde do homem, muitos estão mais responsáveis e se cuidando mais”, afirma Dr. Henrique de Menezes.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.