Após a conclusão do estúdio de produção, o JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA já lançou no ar o programete TRIBUNA LIVRE, um espaço aberto para as manifestações populares.

A ideia surgiu quando a ONG MARÍLIA CENTENÁRIA abraçou oficialmente a causa em defesa das entidades e lideranças comunitárias legalmente constituídas na tribuna da câmara municipal de Marília, propondo alterações no dia, nas regras e no espaço de tempo reservado para a manifestação de cada um.

Na época, ainda houve um interesse por parte do ex-presidente da
casa, Delegado Wilson Damasceno, promovendo inclusive uma reunião para os ajustes, no entanto, com a atual presidência, não houve avanços e uma nova resolução foi aprovada dificultando ainda mais o acesso para a expressão de cidadania.

A Tribuna Livre acontece pelo menos uma centena de cidades pelo Brasil e, normalmente após o horário destinado à apresentação sem discussão de proposições sendo destinado aos cidadãos não ocupantes de cargos eletivos, como por exemplo os vereadores e/ou o prefeito.

Cada pessoa pode falar por 10 minutos, mediante inscrição prévia, limitada ao número de 03 inscritos, com respectivos suplentes. Seguindo o exemplo de Timóteo ( MG ) ou de Tupã ( à 70 KM de Marília ), para fazer uso da Tribuna Livre, o cidadão deverá comprovar ser eleitor da cidade ; informar previamente sobre o tema discursivo, permitido a entrega de sua exposição, por escrito, para efeito de encaminhamento a quem de direito, a critério do presidente; proceder à sua inscrição, em livro próprio, na Câmara Municipal, com antecedência mínima de 48h de cada sessão ordinária.

As inscrições se encerram 48h antes do início da Reunião Ordinária. A reabertura das inscrições para o uso da Tribuna Livre ocorre a partir das 12h do dia seguinte da última reunião ordinária.

O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA, como instrumento de luta das comunidades e da classe trabalhadora fez as devidas adequações montando o seu PÚLPITO DA CIDADANIA onde a TRIBUNA LIVRE se fará acontecer de uma forma ainda mais abrangente, ou seja, explorando as redes
sociais. “Quiseram calar o povo, mas, não contavam com a nossa ástucia”.

O quadro conforme já havia sido prometido, abre espaço para as lideranças legalmente constituídas, autoridades, ativistas sem pendencia judiciária ou partidária, se expressarem na tribuna. O jornal reproduz a gravação no canal youtube e compartilha e impulsiona nas redes sociais.

Para se candidatar a participação basta entrar em contato com a redação do Jornal para as devidas orientações, ou seja, existe algumas regras a serem respeitadas, como por exemplo; proibição de conteúdo ofensivo a honra e moral de alguém, emissão de palavrões, propaganda partidária e outros.

Nesta primeira edição, o espaço foi aberto para o Lider Comunitário e
ex sindicalista Darci Bueno da Silva, vice presidente do COMUS ( Conselho Municipal de Saúde ) e Presidente da SOCAMPP ( Sociedade Comunitária de Amigos e Moradores de Prolongamento Palmital ). Para assistir, basta acessar a nossa página no Facebook ( @jornaldoonibusmarilia) ou nosso canal no youtube.

É mais uma grande conquista da população mariliense na luta democrática pela expressão da cidadania, frente a um grupo de políticos que insistem em blindar e cerscear o acesso das livres manifestações das lideranças populares. Dentre a mais de uma centena de cidades que servem de exemplo em democracia e sintonia com o povo abrindo espaço na TRIBUNA LIVRE de suas respectivas cidade podemos citar; Tupã (SP), São Bernardo do Campo (SP), Santo André (SP), Jundiai (SP), Medianeira (MG), Contagem (MG) e outras. Confira abaixo o vídeo da primeira edição do Tribuna Livre do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.