Tarcísio de Freitas entrega unidade de atenção exclusiva à saúde feminina no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros

Já dizia o saudoso Fiori Giglioti em seu jargão; “O tempo passa”. E já se vão quase duas décadas de história e a cidade de Marília nas mãos de uma classe política cada vez mais egocêntrica e incompetente acumula pendência em conquistas para nossa cidade.

Sem citar as perdas como copom, batalhão da polícia militar, comando dos bombeiros entre outros, a capital nacional dos radares deixou de ganhar um BAEP, heliporto para helicóptero águia da policia militar, núcleo de casas exclusivo para idosos, investimentos internacionais para instalação de grandes indústrias e inúmeros outros benefícios.

Para não cansar a sua leitura, vamos nos atentar apenas a área da saúde, onde infelizmente a cidade pede socorro. Este jornalista que digita estas poucas linhas viu nascer a primeira AME do estado de São Paulo inaugurada no bairro de Itaquera, na zona leste da capital de São Paulo, em junho de 2007, uma ideia de José Araujo Neto, psicólogo, empreendedor, militante pelos direitos da pessoa com deficiência.

O sucesso foi incontestável, tanto é que, em 2015, o Governo do Estado na ocasião investiu ainda mais para transformar todas as suas unidades em AME MAIS, que são ambulatórios que possuem centro cirúrgico e hospital dia para pequenas e médias cirurgias.

No ano de 2016, também assistimos à criação do primeiro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) voltado exclusivamente para a população idosa. A unidade do Governo do Estado é gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Localizado no bairro da Lapa, na zona oeste da Capital, o AME PARA IDOSOS conta com atendimento em 21 especialidades médicas e não-médicas, além de equipe multidisciplinar voltada para o público a partir dos 60 anos de idade. VEJAM O QUANTO MARÍLIA ESTÁ ATRASADA E COMO FALTAM POLÍTICOS DE QUALIDADE EM NOSSA CIDADE QUE BUSQUEM CONQUISTAS PARA O NOSSO POVO.

No antepenúltimo ato, em 22 de junho do ano passado (2022) o governador em exercício escolheu o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Barradas, administrado pelo Seconci-SP, para lançar, o programa AME Oncologia.

Apenas para recaptular, as AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. Atualmente o Estado conta com mais de 60 AMEs, sendo 40 delas AMEs MAIS. A instalação dos AMEs é definida após avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados.

Durante todo este tempo, o tucanato reinou em Marília e nem prefeitos e tampouco nenhum deputado conseguiu trazer uma unidade para a cidade, se dedicando apenas a liberar o “Lá vonte” de radares e multas. Tínhamos até bem pouco tempo atrás, um prefeito que vivia a tira colo com o governador do estado e que hoje tem uma filha que até agora não mostrou para o que veio.

Como o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA não possui “rabo preso” com nenhum grupo político, seja por meio de verbas públicas oficiais ou via fornecedores e parceiros, o que dá na mesma, ficamos a vontade para cobrar dois lados, pois o deputado recém-eleito para o seu quinta mandato, não foge a regra e, aliás, é um dos principais atores no palco de promessas de implantação de pelo menos uma unidade da AME em Marília.

Poderíamos elencar aqui todas as AMES E AMES MAIS do estado, além das AMES PARA IDOSOS E AMES ONCOLÓGICAS, mas vamos nos atentar APENAS AS CIDADES DE NOSSA REGIÃO QUE JÁ POSSUEM, lembrando que até no município de Garça foi ventilado a possibilidade de instalação de uma unidade. CONFIRA ALGUMAS CIDADES;

  • BAURU
  • TUPÃ
  • DRACENA
  • ASSIS
  • OURINHOS
  • PRESIDENTE PRUDENTE
  • BOTUCATU
  • SÃO JOSÉ DO RIO PRETO,
  • BARRETOS,
  • FRANCA,
  • PROMISSÃO
  • SÃO CARLOS
AME de Presidente Prudente

Na verdade, os pseudo representantes de Marília são excepcionais quando o assunto é SAIR NO FOTO, mas quando se trata de uma conquista tão importante como esta, acabam se esquivando e se preocupando com outros interesses. Abre-se aqui uma exceção para a conquista do novo hospital de mulher, que na realidade será um novo prédio, mais a unidade já existe. E outra e não menos importante que foi o Hospital Lucy Montoro.

Não podemos nos furtar em dizer que a cidade já possui DUAS UNIDADES DE AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES, sendo uma instalada para professores e alunos da FAMEMA e outra para professores e alunos do HOSPITAL BENEFICENTE UNIMAR, que por sinal presta um excelente serviço a população. O QUE MARÍLIA PRECISA MESMO É DE UMA AME MAIS, UMA AME PARA IDOSOS E AGORA UMA AME MULHER.

Primeiro AME Mulher de SP abre com capacidade para 1,1 mil consultas ao mês

O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta segunda-feira (30), na capital paulista, o primeiro Ambulatório Médico de Especialidade (AME) do estado para atenção exclusiva à saúde feminina. O AME Mulher vai funcionar no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, no Belenzinho, zona leste de São Paulo, e atender pacientes de todas as idades, desde a fase pré-puberdade até a menopausa. A unidade tem capacidade para 1,1 mil consultas e mais de cem cirurgias de pequeno e médio porte por mês.

“A gente discutia com a secretaria da Saúde a possibilidade de termos espaços exclusivos e dedicados ao cuidado da saúde da mulher. E isso agora está se tornando uma realidade”, disse o governador Tarcísio de Freitas. “E a experiência bem sucedida daqui vai aperfeiçoar esse modelo que nós vamos levar para todo o estado de São Paulo. É o cuidado da saúde da mulher que ganha espaço e ganha corpo no dia de hoje”, acrescentou Tarcísio.

A cerimônia também reuniu o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deputados, vereadores, médicos e profissionais do setor. Com investimento de R$ 6,5 milhões, o governo de São Paulo reforça as ações estaduais para ampliar e melhorar as políticas públicas de proteção e cuidados com a saúde da mulher.

O AME Mulher tem 17 consultórios e um espaço exclusivo para telemedicina. Há quatro salas de apoio para equipe multiprofissional, duas salas para colposcopia, cinco salas para exames de imagem, um laboratório de coleta, uma sala de cardiotocografia, uma sala para vacinação, um consultório odontológico e um centro cirúrgico ambulatorial com duas salas de operação e três macas de recuperação pós-anestésica.

O atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais de saúde. O AME Mulher também vai reunir especialistas em medicina fetal, ampliando o acesso das gestantes a exames e a qualidade dos procedimentos de pré-natal.

“Esta unidade traz dois importantes serviços, fundamentais para a saúde. O primeiro é o centro de medicina fetal, para poder dar atendimento não só à gestante, mas também ao feto. O segundo, tão importante quanto esse, é a discussão do planejamento familiar, com um centro de reprodução humana. Nós estamos aumentando o acesso das pessoas ao serviço público de saúde e, mais do que isso, aumentando o acesso com qualidade, dando eficiência ao gasto público” afirmou o secretário Eleuses Paiva.

O AME Mulher ainda vai oferecer serviços terapêuticos e exames de apoio diagnóstico, como ultrassonografias e mamografias, além de cirurgias ambulatoriais como laqueaduras, histeroscopias e laparoscopias. Todas as pacientes atendidas na unidade serão encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com regulação via Central de Regulação (Cross).

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA se sente lisonjeado em ser o único PORTAL DE NOTÍCIAS a BRIGAR LITERALMENTE pela instalação de UMA AME EM NOSSA CIDADE e lamenta a morosidade de nossos represantes legais e da pior administração da história de Marília que até hoje, foi muito bom de palanque, assim como os vereadores de tribuna, mas que na prática nada fazem. O RETRATO ESTÁ NA ATUAL SITUAÇÃO DA SAÚDE EM NOSSA CIDADE. CHEGA DE DISCURSOS, ARREGACEM AS MANGAS, antes que sejamos obrigados a entrar em cena.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.