Regiões de Taubaté, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e toda Baixada Santista também avançam para fase menos restritiva do plano. Barretos foi a única a regredir para fase laranja. Avanços foram permitidas após sucessivas mudanças nos critérios feitas pelo governo estadual.

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) o avanço da cidade de São Paulo e mais cinco regiões para a fase verde do plano de reabertura gradual das atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus no estado.

Além da capital paulista, a Grande São Paulo e as regiões de Taubaté, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e toda a Baixada Santista também passaram à fase menos restritiva de flexibilização. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

A região de Barretos, que estava na fase amarela, foi a única a regredir, e voltou à laranja. Marília, Bauru, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Franca, Araraquara, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Registro foram mantidas na fase amarela.

Mudanças em critérios possibilitaram avanço

A chegada de cidades à fase verde aconteceu após o governo realizar novas mudanças na análise de critérios do Plano São Paulo de flexibilização econômica, as quais foram publicadas no Diário Oficial nesta sexta-feira (9).

Com as alterações, a variação de óbitos e internações passou a ser considerada no período de 28 dias e o indicador por 100 mil habitantes passou a levar em conta os valores registrados nos últimos 14 dias.

Veja as principais regras de cada fase:

  • Fase vermelha: Permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais.
  • Fase laranja: Também podem reabrir imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings podem reabrir, mas com restrições.
  • Fase Amarela: Também podem reabrir salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado podem funcionar, mas com restrições.
  • Fase verde: Também podem reabrir eventos, convenções e atividades culturais com público em pé poderão voltar a acontecer quando houver uma estabilidade de quatro semanas do estado de São Paulo na fase verde (4), também com restrições.
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.