Na reta final para as comemorações da data máxima da cristandade, consumidores e lojistas travam a mais tradicional batalha do ano, o famoso presente de natal, que, é disputada nos balcões das lojas distribuidas nas avenidas, galerias e Shopping’s das cidades.

Em Marília, a realidade não é diferente, e a exemplo de todos os anos, o consumidor acaba sempre deixando para a última hora provocando sempre um acumulo acentuado de pessoas nas principais ruas e conglomerados de lojas que com criatividade conseguem atrair o público para suas vitrines.

Em matéria publicada por este Site no ultimo dia 16 ( segunda feira), uma pesquisa mostra que quase 120 milhões (76,6%) dos consumidores brasileiros planejam ir às compras no Natal deste ano e pretendem desembolsar, em média, R$ 125 por presente. O valor é 7,7% superior aos R$ 116 gastos com as lembrancinhas no mesmo período de 2018, quando 79% da população saiu às compras.

As informações fizeram parte da pesquisa divulgada na quarta-feira (13) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Alias, esse crescimento já foi sentido com a recente Black Friday que registrou um movimento além das expectativas.

De acordo com o levantamento, os homens (R$ 147,14), as pessoas com mais de 50 anos (R$ 148,80) e os membros das classes A e B (R$ 143,26) serão os mais generosos ao abrir a carteira para presentear na data. Por outro lado, as mulheres são o grupo que planejam ter o menor gasto com cada um dos mimos: R$ 105,25.

Para 37% dos entrevistados, os desembolsos com a data serão maiores em comparação com o ano passado. Os 22% que pretendem reduzir os gastos do Natal citam a necessidade de economizar e o orçamento apertado como justificativa. Há ainda 23% dos consumidores que ainda não se decidiu quanto planeja desembolsar.

Em verdade, o Hábito de presentear no Natal é cultural e sobrevive mesmo quando há dificuldades econômicas. Por esta razão, nossa reportagem foi a campo e visitou aquele que é oficialmente o primeiro centro de compras da cidade, e, que após a transição ocorrida a pouco mais de um ano, ganhou uma nova remodelação se apresentando hoje, como a melhor e mais econômica opção para as compras de natal. Estamos falando do Shopping Atenas, o Shopping da Família, na região central da cidade.

O MAIS TRADICIONAL CENTRO DE COMPRAS DA CIDADE.

Somente os historiadores se lembram, mas, a história do mais tradicional centro de compras da cidade data de fevereiro de 1951, quando a Mesbla abria as portas de sua loja filial da cidade de Marília neste edifício localizado no principal Centro Social, econômico e político da cidade.

Nos anos seguintes o prédio passou por diversas pequenas reformas para acompanhar o dinamismo das atividades comerciais, até que, no ano de 1962, passa por uma grande reforma, e em agosto deste mesmo ano era inaugurada como a primeira Magazine Mesbla do interior.

Após longos anos de sucesso, Foi esta Mesbla que a população viu estampada na primeira página dos jornais do dia 28 de dezembro de 1990 encerrando suas atividades por uma decisão da holding.

No entanto, onze meses depois, no dia 29 de novembro de 1991 era inaugurada com nome de Galeria Atenas, o maior conglomerado de lojas da região já com o conceito de shopping center. Na ocasião, uma multidão se aglomerou em frente ao prédio para assistir a solenidade. Durante vários dias o acesso de pessoas teve que ser organizado por seguranças , tamanha a curiosidade de conhecer o novo espaço.

A CHEGADA DA FAMILIA SHIMIZU

Em 28 de maio de 2018, Fernando Alonso Shimizu anunciava mais um grande investimento na cidade com a aquisição de 98% do condomínio que, ao longo dos meses começou a sofrer as alterações e as transformações necessárias para adequar a realidade de mercado e que haviam se perdido ao longo dos anos. Tais remodelações eram necessárias para reconquistar o publico consumidor e dar uma nova vida no mais tradicional centro de compras da cidade.

Em um bate papo descontraído, o empresário fez um balanço do ano que passou; ” Foi um ano muito importante e, que nos enche de alegria visto que, como exemplo, produzimos fisofilmes para o natal 2019 contemplando 50 lojas sendo que, nesta mesma época no ano passado, fizemos ao todo 17 filmes. Então, foi um ano de amplo crescimento e de muitas conquistas, onde novos lojistas que acreditaram em nossas propostas, chegaram e aí estão gerando empregos e trabalhando arduamente para alcançar suas metas”, comentou.

Para esta reta final de compras Fernando ressaltou; “Sem duvida nenhuma esta é uma semana importante em que o espirito natalino está no ar, a solidariedade aflora na maioria das pessoas e eu fico contente em andar loja por loja, desde os mais antigos até os mais novos, onde encontramos a unanimidade no agradecimento a nossa administração, a equipe de segurança, pessoal de limpeza, da clientela e até do estacionamento que está conseguindo bater recorde de frequência dia após dia com a primeira meia hora gratuita e na promoção, uma hora e meia por apenas R$ 3,00 reais, ou seja, um conjunto de ações que fortalece todo o condomínio de lojas resgatando novamente o potencial do mais tradicional centro de compras de nossa região”, complementou.

Sobre os preparativos para recepcionar o público consumidor nas compras de natal o Síndico enfatizou; “Estamos totalmente remodelados, com a garantia total de segurança a cargo da equipe Força e Honra que é treinada e capacitada para tranquilizar o cliente dentro das instalações do shopping, um ambiente familiar e o mais importante; uma união dos lojistas antenados com a administração que busca implantar aqui a mesma filosofia administrativa aplicada no grupo FAIP / FAEF através da forma isométrica de relação comum entre as pessoas”.

COMPRAS DE NATAL

Como diferencial para as compras de natal, Fernando destacou o potencial das lojas como principal atrativo; ” Nós buscamos implantar aqui, uma sintonia unica de tratamento para os clientes através de promoções, preços justos e atrativos. Somamos hoje 50 lojas de ponta ( moda masculina, moda feminina, moda infantil ), além de brinquedos, celulares, prestação de serviços ( cabeleireiros, manicure, pedicure, tatuadores ) e oferecendo sempre os melhores produtos com ótimos preços, somando ainda a gastronomia, entretenimento, musica ao vivo e diversão para as crianças ( algodão doce, cama elástica), claro, destacando também a presença de nosso Papai Noel”, acrescentou.

MEGA OBRA EM 2020.

Mantendo a politica de investimentos, o empresário anunciou em primeira mão mais uma grande obra da Familia Shimizu na cidade, a ampliação do Shopping Atenas já no inicio de 2020; “A Familia Shimizu se caracteriza por ser uma família que gera empregos em Marília e graças a receptividade que tivemos estaremos em 2020 construindo mais 60 lojas em uma edificação de três andares e aproximadamente 4000 metros quadrados. Além das 60 lojas teremos mais 20 quiosques e duas novas praças de alimentação. A obra será edificada onde é hoje o estacionamento que, com isso, passará a funcionar no terreno do outro lado da rua, em um total de 3000 metros quadrados que adquirimos justamente para a comodidade de nossos amigos e clientes. Será um Grande Shopping Center no coração da cidade, com a cara de Marília e o mais importante, administrado por pessoas de Marília”, afirmou.

Para finalizar, Fernando agradeceu o apoio de todos e mais uma vez fez questão de deixar registrado a confiança da Família Shimizu na pujança da cidade; ” Nós possuímos investimentos em diversas cidades, mas, residimos aqui em Marília, por esta razão nosso patrimônio fica aqui e nossa politica de investimentos se concentram aqui, desde a geração de empregos até a contratação das empresas que irão executar as obras. É uma forma de gratidão pelo carinho e a receptividades da população mariliense para conosco. Desejo à todos um Feliz Natal e 2020 coroado de realizações”, finalizou.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.