Esta quinta-feira (13) foi o dia “D” para os funcionários e colaboradores do atacadista Makro de Marília, isto porque, foi a data agendada pelo sindicato dos comerciários para que os mesmos começassem o processo de desligamento da empresa com as assinaturas de rescisão contratual.

Na tarde de ontem, quarta-feira (12), nossa reportagem conseguiu apurar que ao todo são cerca de 70 funcionários demitidos após a confirmação do processo de aquisição por parte do Grupo Muffato do estado do Paraná, ocorrida no mês de janeiro.

Segundo as informações divulgadas no site da prefeitura, a proposta é remodelar a unidade mariliense, estabelecer a marca Muffato e contratar novos colaboradores. “Iremos continuar com a proposta ‘atacarejo’ e ampliaremos os serviços”, garantiu Ederson Muffato.

Repondo as 70 vagas perdidas, grupo deverá contratar mais 180 pessoas.

Em se considerando que 70 postos de trabalho foram fechados com a negociação, a expectativa é da criação de 180 novos cargos de trabalho, visto que o próprio diretor-executivo do grupo assegurou a promessa em entrevista concedida; “Iremos abrir, pelo menos, 250 novas vagas de trabalho”, assegurou o executivo Ederson Muffato

O Grupo Muffato confirmou a aquisição de imóveis e ativos do Grupo Makro Bra­sil, multinacional do segmen­to atacadista. A rede varejista paranaense adquiriu 16 lojas e 11 postos de combustíveis. Em Marília, loja e posto estão na lista. Grupo oferece desde seg­mento de varejo, atacado e ata­cado jurídico.

O Grupo Muffato nasceu em Cascavel, no oeste do Pa­raná, em 1974, e atualmente figura entre as maiores redes varejistas do país, ocupando a sexta posição. Ao todo, o grupo detém mais de 100 unidades distribuídas entre o Paraná e São Paulo. Entre va­rejo e atacarejo, são 89 lojas.

No estado de São Paulo, a primeira loja instalado foi na cidade de Presidente Prudente. O Grupo Muffato, controlador da rede varejista Super Muffato, líder no mercado paranaense, escolheu a cidade para na época realizar um investimento de R$ 4 milhões. Já passado duas décadas, o hipermercado tinha na ocasião 5.500 metros quadrados de área de vendas e capacidade para comercializar 50 mil itens, em um shopping center de Presidente Prudente (oeste de São Paulo).

O que acontecerá com o prédio em Marília

Makro Atacadista Marília/SP | Engenharia MPI

De garantido mesmo está o posto do Makro de Marília que deverá integrar a rede de Auto Posto Super Muffato. Em 2011, o Grupo Muffato passou a atuar na comercialização de combustíveis, através do Auto Posto Muffato. São dez postos nas cidades de Cambé, Campo Mourão, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Londrina, Parana­guá, Paranavaí e Rolândia.

A cidade de Marília tinha três opções, pois o Grupo atua nos três seg­mentos do setor. A rede vare­jista se chama SuperMuffato, com 49 lojas entre supermer­cados, hipermercados e lojas gourmet, além do e-commerce onde o consumidor pode en­contrar os mais diversos pro­dutos eletroeletrônicos e mui­tos outros e do Delivery onde pode realizar as compras de supermercado.

Um exemplo desta unidade em nossa região, citamos acima, está localizado na cidade de Presidente Prudente, o hiper Muffato, dentro do Parque do Shopping, um dos maiores do interior do estado de São Paulo. Este foi o primeiro investimento na cidade que conta com outros três investimentos. “Prudente foi nossa porta de entrada no Estado de São Paulo, lugar onde fomos acolhidos de forma especial. Nos tornamos prudentinos”, declarou Ederson Muffato, na inauguração de outro investimento na cidade prudentina. 

Outra unidade foi inaugurada em 2013 com o primeiro hipermercado de Araçatuba e região, consolidando sua expansão no interior do Estado de São Paulo. Com 25 mil mde área construída, sete mil m2 de área de vendas e 1500 vagas rotativas de estacionamento, o novo empreendimento foi um dos mais modernos da rede e teve investimento total de R$ 40 milhões.

Em Araçatuba, a rede gerou 700 empregos, sendo 450 diretos e 250 indiretos, empregando nas três lojas do interior paulista cerca de 1.500 pessoas.

Além de proporcionar uma variedade de produtos com mais de 50 mil itens, o Super Muffato de Araçatuba já na e´poca contava também com um minishopping com praça de alimentação e 40 lojas de produtos e serviços para oferecer comodidade e praticidade aos consumidores da região. “O objetivo é facilitar a vida dos nossos clientes, que podem encontrar tudo o que precisam em um único lugar com conforto, segurança, qualidade e preços justos”, explicou o diretor do Grupo, Ederson Muffato a imprensa presente quando da inauguração.

Outro setor é o Max Ata­cadista, que permite ao consu­midor comprar mais produtos pagando menos, pois quanto mais unidades compradas de um mesmo produto menor o valor unitário, com 29 lojas.

Uma delas foi inaugurada no ano de 2021 próximo à Marília. A rede Max Atacadista inaugurou no dia 27 de agosto do referido ano, sua 73ª unidade em Ourinhos. 

Antes, inaugurado em 2008, o Max Atacadista foi a primeira loja em formato de atacarejo de Presidente Prudente (novamente) com 13 mil mde área construída, 5, 8 mil m2 de área de vendas e 30 checkouts.

A outra mais uma vez está na cidade de Presidente Prudente, inaugurado recentemente, em novembro de 2021. A Empresa paranaense investiu cerca de R$ 40 milhões no seu quarto empreendimento na cidade. Trata-se do Max Atacadista Guanabara que abriu gerando mais de 350 novos empregos (250 diretos e 100 indiretos), somando cerca de 1 mil vagas do Grupo Muffato na cidade, o qual mantém a bandeira Max Atacadista, dentre outros empreendimentos.

O Max Atacadista Guanabara tem 13 mil metros quadrados de área construída, 4,4 mil m² de área de venda, 350 vagas de estacionamento (80% delas são cobertas) e galeria com lavanderia, restaurante, sorvetes, delicatessen (cafés, sucos, doces e salgados), água de coco e loja de celular.
São mais de 12 mil itens de produtos em alimentos; açougue com cortes diferenciados e embalagens que conferem mais qualidade e sabor às carnes; padaria com receitas exclusivas; bebidas; materiais de limpeza, higiene; setor de hortifruti com alimentos frescos; bazar; pneus; linha pet; floricultura e muitos outros.

A cidade de Presidente Prudente, que tem como prefeito o ex-radialista Ed Thomas, foi a porta de entrada no estado de São Paulo, como já mencionamos, por esta razão, conta com 4 investimentos; o Max Atacadista Eldorado, a loja Super Muffato, o Parque Shopping e o Max Atacadista Guanabara!”.

Outra opção para Marília seria o Muffato Atacado. Esta é a ban­deira do Grupo para a venda no atacado para pessoas jurí­dicas. Com 120 representantes e mais de 15 mil clientes nos Estados do Paraná, Santa Ca­tarina e São Paulo, o Muffato Atacado é a solução ideal para os comerciantes que compram pequenos ou grandes volumes.

A loja de Marília, localizada na avenida Carlos Pavarini, nº 180, passará por remodelação e modernização, inclusive com uma ampla obra que proporcionará 1.200 metros quadrados de área coberta para o estacionamento próprio. “Haverá uma nova fachada e novo layout. Oferecemos, também, o serviço de açougue”, destacou o gerente de expansão do Grupo Muffato, Jeferson Bonani.

NEM UMA, NEM OUTRA: A loja de Marília será o MAX ATACADISTA.

Durante a apresentação do Grupo Muffato ficou confirmado que a proposta para a loja de Marília, será de utilizar a bandeira Max Atacadista. “Marília sempre esteve no nosso plano de expansão e há anos esperávamos por esta oportunidade, concretizada agora com a aquisição que fizemos do Makro”, explicou o diretor Ederson Muffato.

“Com esta aquisição, avançamos em direção ao maior mercado consumidor do país e reiteramos nossa confiança no Brasil. A oportunidade de atuar em novos mercados traz uma grande motivação a todo nosso time”, declarou Muffato à grande imprensa em janeiro, quando consolidou a compra do Makro.

Portanto, o grupo Muffato, ao contrário do que estão anunciando e propagando, não irão neste empreendimento implantar o hipermercado ou o Muffato Atacado, mas sim o MAX ATACADISTA, como confirmou o seu diretor-executivo Ederso Muffato, dentro da visão comercial do atacarejo e gerando 180 novos postos de trabalho adicionando a reposição dos 70 perdidos com o fechamento do Makro, totalizando então os 250 empregos. Sejam bem vindos a cidade de Marília.

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