O que era uma ameaça somente do outro lado do oceano, ou seja, no Reino Unido já chegou ao Brasil. O que era ameaça somente na capital paulista já esta chegando no interior paulista. Três cidades já detectaram a nova variante do coronavírus; Águas de Lindóia, Araraquara e Jaú, já no oeste paulista, ou seja, em nossa região.

A prefeitura de Jaú confirmou no sábado (13) a nova variante brasileira do coronavírus na cidade. As amostras foram colhidas e analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com a administração municipal, para entender o aumento no número de mortes no município foram enviadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica cinco amostras ao instituto.

Três delas tiveram resultado positivo para a mutação do vírus, que é a mesma de Manaus. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Ivan Cassaro fez um alerta.

“Venho aqui com muita preocupação e com muita tristeza para anunciar para vocês que, infelizmente, nossa cidade está passando o vírus que contagiou Manaus. Peço para a população ter cuidado triplicado. É um momento difícil para nós”, disse.

Um boletim de sábado informou que a cidade registra 429 casos suspeitos, 7.242 confirmados, 231 mortes e 6.166 curados.

O Ministério da Saúde emitiu no dia 2 de fevereiro uma Nova Técnica para os estados e o Distrito Federal sobre a nova variante do SARS-CoV-2 identificada no Brasil.

O documento traz informações sobre as características da nova variante do Amazonas (VOC P.1), orientações e recomendações de medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de saúde estaduais, a fim de monitorar e evitar a propagação da nova variante.

Águas de Lindóia registra variante de Manaus e transfere idosos de asilo

A cidade de Águas de Lindóia, que faz parte da região Bragantina teve momentos conturbados por causa da COVID-19 nos últimos dias. O município registrou um caso na nova variante do coronavírus de Manaus e, além disso, vive um surto de COVID-19 no asilo Lar São Camilo de Lélis;
Variante de Manaus.

Sobre o caso da nova variante, de Manaus, a Prefeitura de Águas de Lindóia confirmou que a paciente em questão recebeu um hóspede em sua residência vindo de Manaus no dia 1º de janeiro. Os sintomas do paciente tiveram início no dia 3 e ele procurou atendimento.

Na investigação feita pela equipe de saúde foi verificado que ele reside em Manaus e diante do resultado positivo para COVID-19, uma amostra foi encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz (IAL) para análise.

O paciente então teve agravamento de sintomas e foi transferido para uma unidade particular no município de Mogi Guaçu onde faleceu.

Quanto à mulher que hospedou o viajante de Manaus, a Prefeitura de Águas de Lindóia informou que a mesma permaneceu em isolamento domiciliar, cumpriu a quarentena juntamente com a filha, e ambas se encontram recuperadas. A quarentena da família terminou no dia 22 de janeiro, sem intercorrências

Os idosos do asilo de Águas de Lindóia, estão sendo transferidos para três andares de um hotel desativado que foram limpos e adaptados para abrigar idosos e facilitar a quarentena.

Araraquara tem 12 casos da cepa brasileira do coronavírus e proíbe circulação de pessoas sem justificativa

Resultado de imagem para imagem do fantasma da nova variante do coronavirus

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, confirmou 12 casos da cepa brasileira do novo coronavírus em Araraquara, no interior do estado. Para tentar frear uma nova onda da doença, um decreto proíbe a partir de hoje, segunda feira ( 15)  a circulação de pessoas pela cidade sem justificativa.

O secretário de Saúde também descartou a presença da variante britânica em pacientes com a doença. Em entrevista à GloboNews no domingo (14), ele havia falado sobre três casos da nova variante do coronavírus do Reino Unido, mas a informação foi corrigida nesta manhã. Os novos casos são da cepa identificada como P1, encontrada pela primeira vez em Manaus.

Araraquara soma 12.127 casos de infecção da Covid-19 e 147 desde o início da pandemia. Em todo o estado de São Paulo, já foram registrados 25 casos da variante brasileira ;

  • 12 Araraquara
  • 10 São Paulo
  • 3 Jaú

Restrições de circulação e serviços reduzidos

Após identificar circulação de novas cepas na cidade, o prefeito Edinho Silva (PT) assinou o decreto que endurece as regras de isolamento.

O principal ponto do documento é justamente a proibição de as pessoas circulem sem a devida justificativa. Outro ponto previsto no novo decreto é o ajuste no período máximo de funcionamento dos serviços considerados essenciais.

Horário de funcionamento de serviços e formas de atendimento:

  • Supermercados, hipermercados, açougues, padarias, feiras livres, cerealistas podem funcionar somente até às 20h.
  • Postos de combustíveis podem funcionar exclusivamente até às 19h, de segunda a sábado, proibindo o atendimento presencial nas lojas de conveniência.
  • As atividades de construção civil, bem como lojas de tintas e de materiais de construção, passam a ser proibidas de funcionar.
  • Bares e restaurantes somente poderão realizar atendimento por delivery ou drive-thru, neste caso para estabelecimentos que tenham estrutura para atender sem sair do carro.

Em Marilia, até a data de hoje, não houve nenhum registro, pelo menos que tenha sido divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura municipal. Nesse momento, toda e qualquer medida preventiva é de substancial importância para evitar que isso venha a ocorrer.

Conforme já citamos e sugerimos por reiteradas vezes, a fiscalização nas aglomerações que ocorrem nos ônibus de transporte coletivo e as barreiras sanitárias são de fundamentais, ao nosso ver, para amenizar os riscos.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.