Embora não estejam visíveis nas ruas, a galeria de águas pluviais e a rede de esgoto têm papel fundamental na manutenção da infraestrutura de uma cidade. Ainda, por cada uma contar com suas particularidades e papéis distintos, precisam de cuidados específicos.

A utilização indevida dessas redes pode trazer diversos problemas para a população, principalmente nas épocas de chuva, em que, comumente, alagamentos acontecem devido à má manutenção ou à incapacidade das galerias pluviais de dar vazão à água.

Isto é o que ocorre em Marília, por exemplo; na avenida João Ramalho, rua Durval de Menezes, avenida Benedito Alves Delfino, Final da Avenida República e centenas de outros trechos, que devido à politicalha impede os políticos da cidade de investir em obras vitais como esta que ficam embaixo da terra, longe dos olhos do eleitor e como dizem; “NÃO DÁ VOTO”.

Em dias de chuva torrenciais as consequências ficam para o meio ambiente e para a estrutura viária da cidade, mas principalmente para as residências e estabelecimentos comerciais ao longo destas avenidas.

Na cidade de Pompeia, a administração da prefeita Tina Escorce está trabalhando para aprimorar a qualidade de vida dos habitantes de Paulópolis. A visão é outra e está muito além do populismo e da tradicional politicalha. A prioridade é o bem-estar dos munícipes.

Recentemente, iniciaram-se as obras de perfuração do solo e instalação de tubos para canalização de águas pluviais no Residencial Massao Hayashi, visando melhorar o sistema de drenagem local. Com a canalização das águas pluviais, os moradores do Residencial terão maior segurança e conforto em dias de chuvas intensas, reduzindo alagamentos e problemas relacionados.

A obra também ajudará na preservação ambiental, uma vez que as águas das chuvas serão direcionadas adequadamente ao sistema de tratamento. Em áreas urbanas, as águas pluviais podem coletar poluentes e sedimentos da superfície das ruas, telhados e outras áreas impermeáveis, tornando-se contaminadas. Nesses casos, pode ser benéfico direcionar essa água para um sistema de tratamento adequado, a fim de remover poluentes e evitar a contaminação de rios, lagos e outros corpos d’água.

Em outras situações, pode ser mais apropriado direcionar a água da chuva para áreas verdes ou sistemas de drenagem natural, onde ela pode ser infiltrada no solo e, assim, recarregar os lençóis freáticos, promovendo a sustentabilidade hídrica e a preservação ambiental. A realização do serviço está sendo conduzida com atenção e eficiência pela equipe de obras da Prefeitura e a finalização ocorrerá nos próximos dias.

A canalização das águas pluviais no Residencial Massao Hayashi é um exemplo das iniciativas da gestão de Tina Escorce, que busca melhorar a infraestrutura e qualidade de vida dos moradores de Paulópolis. A prefeita reitera seu compromisso em continuar trabalhando para realizar obras significativas em todo o município.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.