Especialista alerta para os riscos que envolvem o hábito de “esfregar” os olhos. Aprenda a prevenir problemas e saiba quando é preciso buscar ajuda

Mais que algo instintivo, coçar os olhos é, para muitos, um hábito. Porém, o que parece algo simples, corriqueiro e inofensivo, pode levar a lesões sérias, além de comprometer a saúde ocular.

Desencadeada por inúmeros fatores, o motivo da coceira nos olhos precisa ser o quanto antes descoberto para tratar o incômodo.

A alergia ocular, segundo a oftalmologista Marília Vilas Boas, é um desses agentes. “Ela se manifesta quando ácaros, poeira ou pólen entram em contato com o globo ocular, causando coceira, desconforto, vermelhidão e irritação”, explicou.

As córneas, tecidos transparentes que ficam na parte da frente dos olhos, está entre as estruturas que correm o risco de serem comprometidas. 

“A córnea é uma estrutura transparente que protege o olho e ajuda na focalização das imagens. Por ser muito delicada, a pressão feita pelos dedos pode causar algumas lesões, levando ao desenvolvimento de doenças como o ceratocone”, disse a médica do Hospital de Olhos de Vitória.

O que é ceratocone e como prevenir o problema

ceratocone é uma condição oftalmológica que resulta no afinamento e deformação progressiva da córnea, desencadeando miopia e astigmatismo.

Especialistas alertam que a prevenção desempenha um papel crucial na proteção contra o desenvolvimento do problema.

Segundo Marília Vilas Boas, a prevenção é palavra-chave para evitar futuros transtornos.

Veja algumas dicas:

* Evite levar as mãos aos olhos;

* Coçar os olhos é estritamente contra-indicado;

* Em casos de sintomas alérgicos, como vermelhidão ocular ou secreção, procure um oftalmologista especializado para um diagnóstico e tratamento precoces;

Lembrando que isso não apenas evita o agravamento da condição, mas também reduz as chances de desenvolvimento do ceratocone e de outros problemas oculares que possam estar associados.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.