A notícia pegou a todos de surpresa no último final de semana e vem repercutindo nas rodas de conversa do município de apenas 20 mil habitantes. Uma administração com característica populista e marcada por grandes obras pela cidade, conquistando o reconhecimento de todos os gestores da região, em especial da militância feminina.

Apesar deste histórico inconteste e de uma carreira meteórica herdada de seu ex marido Álvaro Januário (Vinho), segundo o SITE Radar 14, de abrangência regional, a prefeita de Pompeia, Isabel Cristina Escorce, a Popular Tina Escorce, teria tomada a segunda medida considerada “impopular” e que queira ou não pode provocar efeitos colaterais para as próximas eleições, embora a mesma esteja impedida de se candidatar a reeleição.

O POVO ESQUECE: Projetos impopulares e politiqueiros são apresentados de forma meticulosa a conta-gotas.

Apenas para recordar, curiosamente, o polêmico projeto foi apresentado exatamente um ano após outra decisão que repercutiu em toda a região de forma negativa. Na última semana de janeiro de 2002, em caráter de urgência, por uma sessão extraordinária, a Câmara municipal de Pompeia aprovou em uma só tacada, a criação de 47 cargos em comissão, ou seja, sem a necessidade de realização de concursos, O FAMOSO TRENZINHO DA ALEGRIA, tradicionais cargos de confiança em que o prefeito ou, no caso a prefeita, pode nomear pessoas de seu interesse eleitoral, desde formação de base, até a “indicação de vereadores e deputados”.

Na ocasião, os projetos que criaram os 47 cargos criados de forma bondosa pela prefeita de Pompeia, Tina Escorce, foram aprovados pelo placar de 7 a 3 e com os salários variando de três até 11 mil reais. Segundo consta, ao todo foram votados dois projetos, ou seja; PL nº 3 e PL nº 4, que reestruturaram os quadros de funcionários da prefeitura de Pompeia e do Departamento de Higiene e Saúde (uma autarquia correspondente à secretaria de saúde do município).

Apenas para relembrar, o importante pacote de geração de empregos para os amigos do palácio da rua José de Moura Resende, a maioria dos cargos criados foram correspondes à função Diretor e Chefe de Setor. Com a mudança, a Secretaria de Comunicação passou a contar com seis cargos comissionados; a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Finanças com 11 cargos comissionados cada uma; a Secretaria de Compras com 10; a Secretaria de Obras com 16 cargos comissionados e o Gabinete da Prefeita com generosos 12 cargos comissionados. Além de outras Secretarias, novos cargos também foram criados no Departamento de Saúde.

NOVO PACOTE DE “BONDADES”: De forma emergencial, cargos comissionados irão faturar mais que secretários e vereadores de Marília.

Passados exatos 365 dias, eis que uma nova cajadada é dada nos cofres públicos da querida cidade do coração. A prefeita Isabel Cristina Escorce, enviou três Projetos de Leis (PL) para a Câmara, aprovados na última sessão camarária do dia 19 de janeiro, aumentando o salário de todos os funcionários comissionados da Prefeitura Municipal, do Departamento de Higiene e Saúde (DHS) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O comentário pelas rodas da cidade e principal questionamento de alguns comerciantes ouvidos pela nossa redação é que a partir de agora, Pompeia passa a ter 16 vagas para comissionados na Prefeitura com referência 30 – equivalente a um salário mensal de R$ 13.674,34. Além disso, há mais uma vaga de referência 30 no SAAE, para o superintendente. Apenas a título de comparação, confira os salários de prefeito, secretários e vereadores da CIDADE DE MARÍLIA;

  • Prefeito: R$ 17,5 mil
  • Secretários: R$ 8,7 mil
  • Vereadores: R$ 6,7 mil
  • Presidente da Câmara: R$7 mil

Alguns desses comissionados com salário de mais de R$ 13 mil estão nas seguintes secretarias: assuntos jurídicos, justiça e cidadania; gabinete do prefeito; desenvolvimento econômico e empresarial; finanças e planejamento; obras e serviços públicos; educação e cultura; esporte, recreação e turismo. O trenó do papai noel passou atrasado, mas compensou, pois com o projeto da prefeita, a prefeitura passará a ter 27 cargos com referência 25, que significa salário de R$ 6.821,21. Pompeia está pagando bem, muitíssimo bem!!!

Estudando um pouco mais o projeto foi possível constatar que alguns deles estão na secretaria de comunicação social (assessoria de imprensa) e o que chama atenção é que são seis cargos com esse salário na secretaria de obras da Prefeitura. Com essa reestruturação nos quadros de pessoal, o Município terá uma despesa de R$ 61.861.378,74 somente em 2023 com folha de pagamento, um acréscimo de R$ 9.620.000,00 no ano, chegando aos R$ 31.220.000,00 até 2025.

Vale ressaltar que, a atual gestora do município goza de um percentual de aprovação junto a população nunca alcançado por uma administração naquela cidade. A mesma é conhecida como uma empreendedora inquestionável e vem realizando obras importantes, quebrando tabus e com importantes ações no setor social, já registradas pelo nosso site.

Com um orçamento anual invejável, com cifras milionárias para uma cidade de apenas 20 mil habitantes, se entende que Pompeia segue o exemplo de Paulínia, onde o prefeito não tem onde gastar o dinheiro. Porém, o grande questionamento é sobre a criação de um trenzinho da alegria como nunca houve na cidade, e os altos salários pagos para funções que poderiam ser discutidas sobre o critério da meritocracia a ser aplicada de forma justa e com economia para os cofres municipais.

Seria injustiça de nossa parte não destacar aqui, o reconhecimento da citada prefeita com os servidores públicos, bastando apenas relembrar os inúmeros reajustes e abonos concedidos pela mesma a todos e que foram amplamente também divulgados pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA de forma gratuita.

No entanto, este veículo de imprensa se apresenta a você leitor (a), principalmente da cidade de Pompeia e distritos como um instrumento de comunicação independente e que apenas preza pela transparência, partindo sempre em defesa dos interesses do povo sem maquiar notícias ou se omitir a fatos. Dentro deste profissionalismo, procuramos manter um contato com a assessoria de imprensa, que infelizmente, nem deu atenção a nossa solicitação. De forma democrática, nosso espaço segue aberto para quaisquer esclarecimentos.

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