Verdão aguarda o vencedor de Água Santa x Bragantino na decisão do Paulistão

INQUESTIONÁVEL. Sem clubismo é muito difícil não reconhecer o grande momento em que vive a Sociedade Esportiva Palmeiras. Simplesmente o Verdão venceu o Ituano em casa e disputará a quinta final de Paulista das últimas 6 edições, sendo a quarta consecutiva.

Antes da partida se iniciar, a Mancha Verde, principal torcida uniformizada do time, voltou a fazer cobranças para a presidente do clube, Leila Pereira em relação a promessas não realizadas. Pouco antes da bola rolar contra o Ituano, pela semifinal do Paulistão, uma faixa foi estendida no espaço onde a organizada costuma ficar, no setor norte do Allianz Parque, com os dizeres: ‘Cumpra as suas promessas’.

Ainda que não direcionasse o protesto à mandatária palmeirense, a atitude foi direcionada a ela, principalmente por dois motivos: a ausência de reforços e o preço dos ingressos no jogo deste fim de semana, já que o mais barato custava R$ 110.

Em declarações recentes, Leila Pereira disse que o Verdão estava em conversas adiantadas por reforços, mas até agora eles não chegaram. A janela de transferências nacional fecha em 16 dias, no dia 4 de abril.

A bronca é maior porque entre o fim do ano passado e o início deste, o Palestra se desfez de dois titulares absolutos: os meio-campistas Danilo e Gustavo Scarpa, que foram para o Nottingham Forest, da Inglaterra.

Em relação aos ingressos, uma das promessas de campanha de Leila Pereira era tornar os valores das entradas mais acessíveis, fazendo com que o aumento no preço para um jogo decisivo, como a semifinal, incomodasse a Mancha Verde.

Faixa na parte externa do estádio (Foto: Fábio Lázaro / LANCE!)

Na parte externa do Allianz Parque, outra faixa fazia cobranças à presidente. Ela estava estendida em um sobrado que fica em frente ao estádio e protestava nominalmente contra a mandatária, questionando: Leila Pereira, amiga ou inimiga?

Primeiro tempo

Com o mesmo time da semana passada, o Palmeiras iniciou o jogo com mais posse de bola, mas sem sufocar o Ituano, que foi dono da primeira finalização: logo no primeiro minuto Eduardo Person arriscou de fora da área mas colocou pouca força na bola, fácil para Weverton. Depois disso só deu Verdão.

Aos 7 minutos Dudu cruzou para Rony dominar e bater em cima do zagueiro. Na sobra Tabata estava impedido. No minuto seguinte o camisa 11 sentiu uma lesão muscular na coxa e precisou ser substituído. Breno Lopes entrou em seu lugar. Na primeira participação na partida, aos 12, Breno enfiou para Raphael Veiga cruzar para Gabriel Menino escorar de cabeça à esquerda do goleiro.

A pressão alviverde foi ficando cada vez mais intensa. Aos 13 minutos Piquerez iniciou a jogada, Breno cruzou para Veiga finalizar e parar em boa defesa de Jefferson Paulino. Aos 22, Dudu, que passou a atuar pelo lado direito, cruzou, Rony passou pela bola mas ela sobrou para Breno Lopes, que exigiu milagre do goleiro.

Aos 31 minutos Piquerez voltou a aparecer como construtora, desta vez enfiando para Gabriel Menino, que bateu fraco, fácil para Jefferson Paulino. Aos 35, Raphael Veiga resolveu experimentar de média distância, mas novamente parou no goleiro. Após a cobrança de escanteio executada por Menino, Zé Rafael escorou e a bola explodiu no zagueiro.

Os minutos finais do primeiro tempo foram de mais pressão do Palmeiras. Aos 41, Gabriel Menino cobrou escanteio e Gómez foi no terceiro andar para cabecear com estilo, nas mãos do goleiro. Aos 42, Dudu cruzou para Menino, que errou o voleio que tentou. Aos 46 minutos Veiga foi responsável por cobrar o tiro de canto; Gómez subiu com o zagueiro e concluiu por cima do travessão.

Segundo tempo

O começo do segundo tempo pareceu um replay do começo do primeiro, já que a primeira finalização também foi do Ituano, logo no primeiro minuto, com Iuri, mas para fora. Ao contrário da etapa inicial, no entanto, a resposta do Palmeiras foi imediata: aos 2 minutos Gabriel Menino soltou a bomba, a bola desviou e Jefferson Paulino fez outro milagre.

Aos 8 minutos Raphael Veiga cobrou escanteio e Rony subiu livre no primeiro pau e desviou por cima. Aos 12, Dudu sofreu falta perto da linha de fundo, Veiga cobrou, Gómez cabeceou, o goleiro fez ótima defesa e na sobra Claudinho afastou mal, nos pés de Murilo, que conferiu: 1 a 0.

Atrás no placar, o Ituano abdicou da postura excessivamente defensiva para tentar buscar o empate. Aos 21 minutos Paulo Victor soltou a bomba e carimbou Marcos Rocha. Aos 24, após falta não marcada em Zé Rafael, a equipe visitante teve outra chance: Gabriel Barros recebeu na entrada da área e bateu cruzado, para fora. Por reclamação pela falta ignorada no camisa 8, João Martins foi expulso e Abel recebeu amarelo.

Com o Ituano buscando o empate, o Verdão teve mais espaços para contra-atacar. Aos 29 minutos Breno Lopes chutou rasteiro, nas mãos de Jefferson Paulino. Aos 30, Piquerez também tentou a sorte e exigiu ótima defesa do goleiro. Aos 33 minutos Eduardo Person arriscou de muito longe e errou o alvo.

Para renovar o gás do time e ao mesmo tempo reforçar a marcação, aos 36 minutos Abel trocou Dudu por Mayke, e Gabriel Menino por Fabinho. Seis minutos mais tarde as últimas alterações: Raphael Veiga e Rony deram lugar a Jailson e Rafael Navarro, respectivamente.

No final da partida, contando os 7 minutos de acréscimos, o Ituano se lançou de vez ao ataque em busca do empate, mas o que conseguiu de melhor foi uma cabeçada de Rafael Silva para fora após cruzamento de Iuri. E debaixo de chuva o Verdão confirmou a vitória e a classificação para mais uma final de Campeonato Paulista, a quinta nos últimos seis anos (2018, 2020, 2021, 2022 e 2023).

Agora o Palmeiras espera pelo rival da decisão, que sairá após o confronto entre Água Santa x Red Bull Bragantino, marcado para 21h de segunda-feira, na Vila Belmiro.

Ficha técnica:

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Fabinho) e Raphael Veiga (Jailson); Bruno Tabata (Breno Lopes), Dudu (Mayke), Rony (Rafael Navarro)
Técnico: Abel Ferreira

Ituano: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury; Lucas Siqueira (Mateus Nascimento), José Aldo (Felipe Saraiva) e Eduardo Person; Gabriel Barros (Hélio Borges), Quirino (Rafael Silva) e Paulo Victor (Rafael Carvalheira)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: 19/03/2023, domingo
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Mauro André de Freitas
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Público: 40.664 pagantes
Renda: R$ 3.148.583,33
Cartões amarelos: Murilo e Abel Ferreira (PAL); Claudinho (ITU)
Cartões vermelhos: João Martins (PAL)
Gol: Murilo, aos 12 minutos do segundo tempo

DIRETO DO PLANTÃO ESPORTIVO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.