O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista da China (PCCh), do presidente chinês Xi Jinping, assinam, na quarta-feira (20), um acordo de cooperação internacional. O evento, que deve reunir lideranças políticas de ambas as organizações, acontecerá na sede nacional do PT, situada em Brasília (DF).

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o Sr. Li Xi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, serão os signatários deste acordo.

Conforme apurou a reportagem de O Tempo em Brasília, a medida visa estreitar os laços entre as duas organizações partidárias, promovendo a colaboração em diversas áreas sociopolíticas, além de aprofundar os laços entre o Brasil e a China.

Apesar dos objetivos otimistas em relação à medida, o acordo tem uma controvérsia: o Partido Comunista da China tem sido objeto de polêmica ao longo de sua história, especialmente no que diz respeito às violações dos direitos humanos.

Recentemente, a imposição de uma nova lei de segurança nacional em Hong Kong em 2020 gerou preocupações sobre a erosão das liberdades civis e políticas na região, levando a protestos e detenções de ativistas pró-democracia. Além disso, o governo chinês mantém um rigoroso controle sobre a internet e a mídia, bloqueando sites e redes sociais estrangeiros e restringindo a liberdade de expressão.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DE O TEMPO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.