Alguns fenômenos naturais devem ser levados em consideração para explicar o porquê da temperatura cair no Brasil ainda neste mês. Vem saber todos os detalhes do assunto!

A temperatura deve cair no Brasil nos próximos dias. Isso significa que o tempo frio já tem data para chegar na maior parte do território nacional. A informação foi dada pelos meteorologistas que integram a equipe do Climatempo, que é um órgão responsável por oferecer serviços de meteorologia em todo o país.

O Climatempo, assim como outros órgãos, monitora a forte massa de ar frio que já está se aproximando do nosso país neste mês de abril. Segundo as projeções feitas pelos especialistas, trata-se de uma massa de ar polar. O fenômeno é o que vai provocar a queda na temperatura na totalidade.

A massa de ar polar deve provocar, inclusive, uma geada em algumas áreas do Brasil, sobretudo nas áreas elevadas que fazem parte dos três estados localizados na região Sul. Além disso, os especialistas ainda destacam que o resfriamento do tempo pode ser registrado no estado de São Paulo, na região do centro-sul do Rio de Janeiro e também no estado de Minas Gerais, sobretudo no Triângulo Mineiro.

Outras regiões que podem registrar queda nas temperaturas é o extremo sul do Mato Grosso do Sul, em Goiás, e no extremo sul e sudoeste do Mato Grosso. Segundo os meteorologistas, a previsão para que esta massa de ar frio chegue aos estados do Sul, mais especificamente no Rio Grande do Sul, a partir do dia 19 de abril.

Levando em consideração todo o país, o frio deve chegar de uma forma geral até o dia 21 deste mês. O Climatempo aproveitou para destacar que não tem como afirmar ainda com a precisão qual será a intensidade do frio que será sentido em todo o Brasil a partir das datas que foram informadas. Mas é importante destacar que o Climatempo também prevê que a massa de ar polar que está chegando pode ser a mais forte que será registrada no Brasil em todo o ano.

Frente fria vai trazer um padrão mais seco para o território nacional

As previsões ainda destacam que a frente fria possui o potencial de marcar a mudança que há entre as estações do ano, mais especificamente entre o verão e o outono. Para isso, é levado em consideração a mudança registrada nas características da atmosfera. Com isso, será registrado um clima mais seco e frio em todo o Brasil.

No entanto, antes da frente fria chegar, outra massa de ar polar deve atingir o Brasil, sobretudo a costa paulista. Isso deve acontecer até o dia 14 de abril. Mas, esta massa não deve resfriar todo o Brasil.

Da mesma forma, também não é possível determinar de quanto serão as temperaturas registradas durante a frente fria. Mas, os especialistas estão acompanhando tudo bem de perto. Desde já, os brasileiros podem ir se preparando para enfrentar o frio que irá chegar em breve.

Em Marília, entre amanhã, domingo (16) e sexta-feira (28) a temperatura máxima não deverá passar de 28º, sendo que a mínima oscilará entre 11 e 18º. Noites com queda de temperatura e dias mesclando entre levemente ensolarado e nublado. No próximo final de semana, feriado de 21 de abril, estão previstas as maiores quedas, portanto, é bom se prevenir. É o outono abrindo as portas para o inverno.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.