Uma fala no mínimo infeliz e preconceituosa, é o que se deixa a entender sobre o entendimento do mesmo sobre o assunto. No evento da última terça-feira (18) sobre ações do governo federal para conter a violência nas escolas, Lula chamou os transtornos mentais de problema de desequilíbrio de parafuso”, registra o Estadão.

O presidente citou dados da Organização Mundial da Saúde sobre o tema e declarou: “Temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso, pode uma hora acontecer uma desgraça”.

A fala do petista foi considerada preconceituosa e capacitista por integrantes de entidades que lidam com pessoas vítimas de transtornos mentais.

“Estou indignada com a fala capacitista do presidente Lula. Não apenas o uso inadequado, em forma de brincadeira, com ‘desequilibrio de parafuso’, mas por associar pessoas com transtornos mentais à violência”, disse Sarah Nicolleli, presidente da Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia, ao Estadão.

O advogado Emerson Damasceno, presidente da Comissão Especial de Defesa da Pessoa Autista do Conselho Federal da OAB, chamou as declarações do presidente de inaceitáveis.

“Primeiramente, porque estigmatiza ainda mais quem já sofre diariamente o estigma do preconceito. Além disso, porque vincula deficiência aos terríveis e criminosos massacres nas escolas, quando sabemos que pessoas com deficiência sofrem diariamente, como vítimas, violência [que é] fruto do preconceito e do ódio, inclusive nas escolas”, disse Damasceno ao jornal paulistano.

O que é transtorno mental infantil?

Afinal, o que é distúrbio mental infantil? O distúrbio mental infantil pode ser algum transtorno que afete, principalmente, campos ligados ao seu neurodesenvolvimento, assim como aspectos relacionados à sua cognição e funcionalidade.

Quais são os principais transtornos mentais na infância?

Os transtornos mentais mais prevalentes entre crianças e adolescentes apontados pelos estudos, respectivamente, foram: depressão, transtornos de ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

As condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada.

Como lidar com uma pessoa, com transtorno mental?

Uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não-julgamento é fundamental para facilitar a comunicação. Ouça com cordialidade. Trate com respeito. Empatia com as emoções.

Marcos Mion reage à fala de Lula: ‘Absurdo! Me sinto atingido’

O apresentador Marcos Mion, da TV Globo, condenou as falas de teor capacitista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao se referir a pessoas diagnosticadas com deficiência intelectual. Mion é pai de Romeo, diagnosticado com aspecto autista.

Segundo Marcos Mion, o comportamento “afetou não só a comunidade autista, mas todas as pessoas com deficiência intelectual”, pontuou ele, frisando também que o teor ofensivo “chocou todo mundo”.

Mion explicou que o termo correto usado é, na verdade, “deficiência intelectual” e não “deficiência mental”.

— Isso não é só pejorativo como também incentiva que outras pessoas continuem usando esses termos — prosseguiu.

Ainda de acordo com o comunicador, o dialeto de Lula incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo e, dependendo do caso, até desistirem da luta em prol de pessoas com deficiência intelectual.

— Irresponsavelmente a fala dele liga deficientes intelectuais diretamente aos casos de violência que infelizmente a gente vê acontecendo pelo país. É um absurdo! Como pai de autista, eu me sinto atingido — acrescentou.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.