São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizzas globalmente, atrás somente de Nova York  – e também tem algumas das melhores redondas do mundo. Marília não entrou na pesquisa, mas também não fica atrás, pois é uma das cidades com o maior número de pizzarias do interior do estado conforme o número de habitantes.

A Unesco, organização de ciência e cultura das Nações Unidas, ressaltou a importância de uma arte culinária que identifica e une um povo. A verdadeira pizza nasceu em Nápoles, e que ninguém duvide disso, dizem os napolitanos. Lá, são três mil pizzaiolos.

A napolitana, original, é feita com uma massa parecida com a do pão, sem nenhuma gordura, e deve descansar durante muito tempo, um dia inteiro ou até três dias. As melhores usam fermento natural, também conhecido como massa madre. Para ficar macia, a pizza é assada só por um minuto em um forno de 450 graus”.

Ao contrário da pizza romana, a pizza napolitana tem a massa grossa, uma borda generosa e usa poucos ingredientes. Um detalhe curioso é o voo da massa, que não é acrobacia, mas serve para oxigenar um dos pratos mais populares do mundo.

Seguir o padrão napolitano é um dos critérios para a classificação divulgada. O guia Top 50, que definiu o ranking das melhores pizzarias do mundo, e escolheu três brasileiras. O guia italiano é bastante respeitado e o anúncio foi feito presencialmente no Palazzo Reale, em Nápoles, no sul da Itália.

As pizzarias brasileiras eleitas são a QT Pizza Bar (51º lugar) , a Pizza da Mooca (85ºlugar) e Leggera (100º lugar), todas ficam em São Paulo. Das 100 melhores pizzarias de 2023, quatro ficam na América do Sul. Óbvio que a maioria – 40 – está na Itália.

A qualificação na lista conta com uma rede de jurados globais e depende da qualidade comprovada em todas as filiais. São levados em consideração todos os estilos de pizzas propostos. O primeiro lugar ficou para a aI Masanielli, de Caserta, na Itália, e em seguida a nova-iorquina Una Pizza Napoletana. 

O terceiro lugar teve um toque brasileiro. A pizzaria Sartoria Panatieri, em Barcelona, é comandada pelo Gaúcho Rafael Panatieri. Em 2022, o estabelecimento ficou em primeiro lugar no ranking. 

Na América do Sul, além das brasileiras, a Ti Amo – Pizzaria Napoletana, em Buenos Aires, na Argentina, também foi incluída entre as melhores do mundo. A organização informou que a avaliação é feita de forma anônima por fiscais ligados à premiação.

Itália, sempre ela

A Itália é o país com mais pizzarias entre as melhores do mundo. No guia, há 40 pizzarias incluídas no ranking. No topo da lista do 50 Top Pizza houve empate entre as pizzarias italianas: a 10 Diego Vitagliano Pizzeria, em Nápoles, e a I Masanielli Francesco Martucci, em Caserta.

A pizza

A pizza está entre as paixões nacionais. Os tradicionais criticam a diversidade de sabores: de frutas, de sorvetes, sushi, cachorro quente e assim vai. Para o brasileiro no geral, isso pouco importa.

Conta a história que a pizza, não como é hoje, tem origem na Grécia, Roma e Egito antigos. Depois, por volta do século XV, os italianos de Nápoles desenvolveram o modelo que se conhece.

A ideia, segundo os historiadores, era que o novo alimento, a pizza, matasse a fome dos mais pobres tanto é que a base dela é de produtos baratos. De lá para cá, muito mudou e a pizza ganhou o mundo e entrou entre as favoritas no mundo.

A seguir o top 10 das 100 melhores pizzarias do mundo em 2023

  1. 10 Diego Vitagliano Pizzeria (Nápoles, Itália) e I Masanielli Francesco Martucci (Caserta, Itália)
  2. Una Pizza Napoletana (Nova York, Estados Unidos)
  3. Sartoria Panatieri (Barcelona, Espanha)
  4. The Pizza Bar on 38th (Tóquio, Japão)
  5. I Tigli (San Bonifacio, Itália)
  6. Seu Pizza Illuminati (Roma, Itália)
  7. 50 Kalò (Nápoles, Itália)
  8. Bottega (Pequim, China)
  9. 180g Pizzeria Romana (Roma, Itália)
  10. I Masanielli Sasà Martucci (Caserta, Itália)

51. QT Pizza Bar (SP, Brasil)

85. Pizza da Mooca (SP, Brasil)

100. Leggera (SP, Brasil)

Todos os três estabelecimentos brasileiros estão localizados em São Paulo (SP), mas produzem pizzas um pouco diferentes daquelas consumidas no país – e mais próximas do modelo italiano.

QT Pizza Bar

Localizada na Cerqueira César, na Zona Oeste, a lista descreve a pizzaria como “uma pequena obra-prima da arquitetura pós-industrial”. Com estilo napolitano, a pizza do local oferece opções tradicionais como as italianas, mas também outras com combinações diferenciadas.

Além disso, ainda é possível combinar os coquetéis com a pizza. O serviço é descrito como “preciso e amigável”. Em 2022, a QT Pizza Bar, do pizzaiolo Matheus Ramos, ficou em 99º lugar no ranking.

A Pizza da Mooca

Com unidades na Mooca e em Pinheiros, a pizza dos proprietários Bruna e Fellipe Zanuto e Murilo Dias tem massa fina e uma crosta maior e mais crocante do que o comum no Brasil, temperos de qualidade e boas entradas e frituras. O “50 Top Pizza” ainda recomenda a pizza com anchovas e as cartas de cervejas e vinhos. Ano passado, ficou em 77º lugar na lista.

Leggera Pizza Napoletana

Antes da 83ª posição, a Leggera Pizza Napoletana tem unidades “familiares e acolhedoras” nos bairros paulistanos de Jardins e Perdizes. É certificada pela AVPN (Associação Verace Pizza Napoletana) pela autenticidade da pizza, que segue os padrões napolitanos.

A massa macia e alveolar e os ingredientes são bem avaliados. As principais recomendações no local são uma entrada de frituras, a pizza margherita e os cannoli da casa, nessa ordem. O pizzaiolo responsável é André Guidon.

Em matéria publicada recentemente no DIA DA PIZZA, o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA publicou uma matéria exclusiva detectando quase 100 pizzarias na cidade que produzem 3.300 pizzas por dia, levando-se em consideração um dia pelo outro, sendo que este número pode ultrapassar a casa das 4.000 pizzas nos finais de semana, principalmente aos sábados, quando todos aposentam a cozinha e preferem uma suculenta pizza nos mais diversos sabores. O mariliense gosta de pizza. NA SUA OPINIÃO QUAIS SÃO AS TRÊS MELHORES PIZZARIAS DE MARÍLIA ?

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.