A masturbação e o prazer feminino são, ainda hoje, cercados de muitos tabus. Discutir esses temas é essencial, pois isso estimula as mulheres a se conhecerem melhor e a priorizarem suas próprias necessidades. Para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto e conhecer os benefícios da masturbação, confira dicas e informações da terapeuta sexual Gabriela Vitor (CRP 01/18018).
8 benefícios da masturbação que vão te convencer a se dar prazer
A terapeuta sexual comenta que a prática traz muitos benefícios para a saúde mental, física e sexual. Segundo ela, “falar sobre a saúde da mulher sem mencionar a masturbação feminina é pular uma etapa importante”. Confira, a seguir, ótimos motivos apontados pela especialista para você conhecer melhor o seu corpo:
1. Favorece o autoconhecimento e a independência
Gabriela lembra que, sem conhecer a própria vulva, você não sabe o que gosta e como gosta, nem como se dar prazer. “Não conhecer o próprio corpo é semelhante a morar em uma casa que você não conhece e deixar alguns cômodos sem cuidado e atenção”, comenta.
A terapeuta explica que, ao contrário da masturbação conjunta, a masturbação solitária não é sexo, mas uma forma de se conhecer melhor e aliviar o desejo sexual. E complementa: “Você é seu próprio lar, então fique em frente a um espelho, se olhe, toque a sua vulva e pesquise mais a respeito”.
2. Alivia cólicas e dores
Além de ser prazeroso se masturbar durante a menstruação, a terapeuta explica que, devido à excitação e às mudanças hormonais do período, o corpo libera os hormônios da felicidade. “Entre eles, temos a endorfina, um analgésico poderoso que ajuda a aliviar as dores”.
Com a contração do útero e o relaxamento da musculatura genital após o orgasmo, também se favorece a saída do sangue menstrual, aliviando os sintomas. Para quem ainda se sente desconfortável para se tocar ou ter relações sexuais nesses dias, a especialista alerta: “É gostoso se masturbar durante o período menstrual, e precisamos aprender que a menstruação é um processo natural dos nossos corpos”.
3. Melhora o humor
Durante a masturbação e o orgasmo, o corpo também libera a serotonina, o hormônio responsável por equilibrar o humor. “Os benefícios desse hormônio são muitos e melhoram a qualidade do sexo, o apetite, o sono e a memória”, explica a terapeuta sexual.
4. Diminui a ansiedade e aumenta o relaxamento
Esse benefício se deve à ação da ocitocina, também liberada durante o orgasmo. Como explica a especialista, esse hormônio da felicidade “possibilita a sensação de calma, segurança e diminui a ansiedade”.
5. Ajuda no sono
Gabriela explica que, com a masturbação e o orgasmo, o assoalho pélvico e alguns músculos se contraem. Isso gera um gasto energético semelhante ao de exercícios com baixa intensidade, “deixando o corpo cansado e proporcionando um sono melhor, para repor esse gasto calórico”, comenta.
6. Auxilia no desempenho sexual
Quanto mais você conhece o seu corpo, maiores são as possibilidades de ter e se dar prazer. A terapeuta aconselha não focar apenas no estímulo da vulva, pois “seios, pernas, pescoço, pés, mãos, barrigas e costas também são zonas de prazer”. E dá a seguinte dica: “Explore esses pontos também, junto com a masturbação, e anote o que você gostou ou não durante o ato”.
7. Trabalha a imaginação no sexo
Para a terapeuta sexual, a imaginação é uma grande aliada para fantasiar situações sensuais e sexuais, embora esse benefício seja subestimado por muitos. Ela explica que “trabalhar a imaginação também contribui para aprimorar a criatividade, e as duas juntas são grandes aliadas contra a rotina e o comodismo nas relações”.
8. É seguro
Em um contexto de pandemia e isolamento social, a masturbação também torna-se uma grande aliada. “Além de ser uma técnica que pode, sim, ser praticada sozinha ou acompanhada, ela alivia o tesão, mesmo que a distância”, complementa a especialista.
A terapeuta destaca a importância da masturbação para desconstruir papéis sociais femininos que podem levar a uma pressão social, prejudicando a saúde sexual. “Infelizmente, existe o conceito de que mulheres não possuem essa necessidade, o que é estranho e incoerente com a nossa própria natureza, porque possuímos um órgão genital incrível cuja função é dar prazer (o clitóris)”, finaliza.
DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DE DICAS DE MULHER