Depois da folia, durante 40 dias, cristãos voltam olhares à Páscoa, celebração em memória à ressurreição de Jesus Cristo

Fim do carnaval e início da Quaresma na tradição cristã que faz a preparação para a páscoa. Desde a última quarta-feira e durante 40 dias, os devotos voltam seus olhares à celebração em memória à ressurreição de Jesus Cristo, que, em 2024, acontece no dia 31 de março. No primeiro dia de Quaresma, é costume que seja feito jejum e abstinência de carne.

Como surgiu a Quaresma?

A Quaresma surgiu por volta do ano 350. Cerca de 200 anos depois do nascimento de Jesus, os cristãos começaram a preparar a comemoração da Páscoa, que tinha duração de três dias de oração, meditação e jejum. Depois, a Igreja aumentou o tempo de preparação para 40 dias.

Consumo de carne

A Quaresma é considerada um período de devoção e penitência que precede a Páscoa. Por isso, sobretudo na tradição católica, é comum que os fiéis abram mão do consumo de carne vermelha no primeiro dia, a Quarta-feira de Cinzas.

Também é habitual, na cultura cristã, que as carnes sejam retiradas do cardápio em todas as sextas-feiras até o fim da Quaresma. Nesse período, os frutos-do-mar passam a ter mais destaque nos pratos.

A Quaresma é praticada por quais religiões?

A Quaresma é praticada por católicos e também devotos da Igreja Ortodoxa, anglicanos e luteranos. Além disso, devido ao sincretismo religioso, também possui representações em algumas religiões de matriz africana.

O que significa a Quaresma?

A origem da palava vem do termo “quadragesima dies”, que em latim significa quadragésimo dia. O motivo de esse período ter sido estabelecido é desconhecido, mas há quem acredite que tenha tido origem em acontecimentos que, segundo a tradição bíblica, também duraram 40 dias, como o jejum de Jesus Cristo no deserto, antes de seu ministério; o dilúvio da Arca de Noé; Moisés no Monte Sinai; e a peregrinação do povo de Israel no deserto.

Jejum na Quaresma

Por ser um período de preparação, a Quaresma é propícia, principalmente na tradição católica, para a realização de jejuns, caridade e oração. Os cristãos se dedicam à reflexão e à conversão espiritual.

No período da Quaresma, os cristãos são convidados a passar por uma preparação espiritual para a Páscoa, que se dá pelo arrependimento de seus pecados, abstenção de certos prazeres e dedicação à oração, ao jejum e à caridade.

Desta forma, muitas pessoas optam por passar por sacrifícios pessoais ao longo dos 40 dias, deixando de comer algum alimento em específico ou renunciando a algum hábito.

O que significa o roxo na Quaresma?

Neste período, os ministros da Igreja usam vestimentas roxas, cor que simboliza tristeza e dor. É costume a realização de missas onde as testas dos fiéis são marcadas por cinzas, ficando assim até o anoitecer. O simbolismo faz parte de uma tradição demonstrada na Bíblia, onde pessoas jogavam cinzas nas próprias cabeças como prova de arrependimento.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.